Prefeitura participa da campanha Março Azul

Programação inclui exposição, caminhada e abordagem nas unidades de saúde

25 de março de 2019

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, está apoiando a campanha Março Azul, que tem por objetivo conscientizar sobre a prevenção ao câncer e outras doenças do intestino. No município, a campanha é realizada pela Associação dos Ostomizados e pelo Centro de Oncologia de Rio Preto – CORP.

Este ano, a programação inclui a exposição do Intestino Gigante, que permanece no Plaza Avenida Shopping, de 26 a 29 de março, e contará com a participação de educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais da Secretaria de Saúde, que vão orientar os visitantes quanto à prevenção e tratamento ao câncer de intestino.

As unidades de saúde também participam da campanha, com a abordagem dos pacientes nas salas de espera, entre os dias 26 e 29, com orientação e distribuição de folheto. Já no dia 31, domingo, a Associação dos Ostomizados promove uma caminhada na Represa Municipal, a partir das 9h.

Câncer de colorretal
O câncer de colorretal, também conhecido como câncer de cólon e câncer do reto, normalmente se desenvolve a partir de pólipos, que são lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – Inca – a estimativa de novos casos é de 36.360, por ano. Contudo, quando diagnosticado precocemente é altamente curável.
Os sintomas mais comuns da doença são sangue nas fezes, mudanças nos hábitos intestinais, sensação de evacuação incompleta, anemia, cansaço ou fadiga inexplicável, dores abdominais e perda inesperada e repentina de peso.

Os exames para descoberta de diagnóstico devem ser feitos por homens e mulheres acima dos 50 anos, pessoas com pólipos, pessoas com doença de Crohn e retocolite ulcerativa, além de familiares de pessoas que tiveram câncer de colorretal.

Para diminuir os riscos de desenvolver câncer no intestino é essencial manter uma alimentação rica em fibras, com vegetais e cereais integrais, praticar atividades físicas, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, tabaco e alimentos processados.

Prevenção e tratamento na rede municipal de saúde
A rede municipal de saúde passou a ofertar em dezembro de 2018 o exame de colonoscopia, um dos principais para diagnosticar o câncer colorretal. O serviço funciona no Hospital Dia, referência em exames e pequenas cirurgias. Para fazer os exames pela rede pública, é necessário passar por uma unidade básica de saúde, onde o médico fará a avaliação inicial, e, se for necessário, encaminhará ao atendimento especializado, com médico proctologista.

Letícia Greco