Prêmio Nelson Seixas terá R$ 1 milhão em 2018

O Prêmio Nelson Seixas abrange as seguintes áreas artísticas: Artes Audiovisuais, Artes Visuais (Artes Plásticas e Fotografia), Cultura Hip Hop, Cultura Popular e Carnaval (Escolas de Samba), Dança, Literatura, Música, Teatro e Circo. Duas novas modalidades serão incluídas nessa edição: Festivais e Mostras e Blocos Carnavalescos.

27 de abril de 2018
Inscrições para Prêmio Nelson Seixas 2018

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, vai destinar neste ano uma verba de R$1 milhão em fomento a projetos culturais de artistas locais. O anúncio foi feito na noite de ontem, dia 26, pelo Secretário Municipal de Cultura, Pedro Ganga em reunião com a classe artística, no Teatro Paulo Moura.

A edição 2018 do Prêmio Nelson Seixas, o Programa Municipal de Fomento “Cultura Para Todos” terá um valor de investimento aproximadamente 43% maior em relação a 2017, quando foi de R$700 mil. “Essa é uma forma democrática e transparente de investirmos na Cultura em Rio Preto”, destacou.

O Prêmio Nelson Seixas abrange as seguintes áreas artísticas: Artes Audiovisuais, Artes Visuais (Artes Plásticas e Fotografia), Cultura Hip Hop, Cultura Popular e  Carnaval (Escolas de Samba), Dança, Literatura, Música, Teatro e Circo. Duas novas modalidades serão incluídas nessa edição: Festivais e Mostras e Blocos Carnavalescos.

Durante o encontro, Pedro Ganga e os assessores da Cultura, Jorge Vermelho e Mário Crealese apresentaram a nova formatação do Prêmio e tiraram dúvidas dos presentes. Além de informações técnicas, foram apresentadas aos artistas, duas opções de investimento: produção e circulação ou apenas produção.

Coube aos artistas, em assembleia, a decisão sobre se haverá somente prêmios para produção ou se eles prefeririam premiações tanto para produção quanto para circulação. A escolha foi mista. Parte das modalidades terá verba apenas para produção e parte para produção e circulação.

Diante da decisão coletiva, a Secretaria de Cultura irá reformular o edital e a divisão dos prêmios, redistribuindo de forma proporcional a verba entre as modalidades e quantidades de prêmios a serem distribuídos. Após a reformulação, a Secretaria vai divulgar o número total de prêmios e a quantidade por categoria, além dos valores de fomento em cada modalidade. A estimativa é que sejam entre 49 e 56 prêmios distribuídos entre todas as modalidades.

Durante a reunião houve também orientação dos artistas sobre a correta utilização da plataforma digital criada para envio da inscrição (ficha de inscrição, projeto e documentação), além da estimativa da data da publicação dos editais que deverá acontecer no mês de maio.

Josy de Sá