Programa de Aquisição de Alimentos continua e terá mais meio milhão de reais

Convênio beneficia pequenos produtores e famílias e entidades atendidas pelo Banco Municipal de Alimentos

7 de junho de 2019

São José do Rio Preto contará com mais R$ 500 mil destinados ao fomento da Agricultura Familiar por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Compra por Doação Simultânea por meio de Termo de Adesão, o PAA Municipal. A garantia foi dada ao prefeito Edinho Araújo nesta semana, em audiência com o ministro interino da Cidadania, Lelo Coimbra, em Brasília.

“É uma satisfação que tenhamos o reconhecimento da boa aplicação do programa e que, por isso, possamos continuar beneficiando famílias, tanto dos pequenos produtores rurais, que garantem a venda de sua produção, quanto das que estão em situação de vulnerabilidade alimentar e são contempladas pelo atendimento do Banco Municipal de Alimentos”, destaca o prefeito.

O repasse deve garantir a manutenção do programa em execução no município desde 2017. Ele vai viabilizar a construção de nova proposta de participação, dando continuidade ao atendimento à população, evitando a interrupção no abastecimento e garantindo, assim, a doação de alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade. A expectativa é que sejam adquiridas cerca de 250 toneladas de alimentos ao longo do ano de vigência.

PAA em Rio Preto

Rio Preto conquistou de forma inédita em 2017 sua participação no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Compra por Doação Simultânea por meio de Termo de Adesão, o PAA Municipal.

Graças a isso, o município pactou com o Governo Federal o recebimento de R$ 1 milhão e, depois, no ano passado, de mais R$ 500 mil, destinados à compra de hortifrútis de 187 produtores da agricultura familiar local, que, individualmente, receberam R$ 6.500/ano pelo fornecimento de gêneros alimentícios ao município.

De lá pra cá, foram adquiridas 550 toneladas de hortifrútis para o Banco Municipal de Alimentos, responsável pela montagem de cestas entregues a famílias em situação de vulnerabilidade social assistidas pela rede municipal de Assistência Social.

Informações para a imprensa:
Marcella Moreira
mmmoreira@riopreto.sp.gov.br