Programação completa da Aquishow Brasil é divulgada

Evento terá 15 palestras, quatro minicursos e várias outras atividades, que valorizam a sustentabilidade econômica, social e ambiental do setor de pescados

21 de março de 2022

A comissão organizadora da 11ª Aquishow Brasil acaba de divulgar a programação completa do evento, que é considerado a melhor feira de negócios e conhecimento de aquicultura do País e será realizado de 24 a 27 de maio, em São José do Rio Preto (SP).

Estão agendadas 15 palestras com profissionais de destaque mundial em diferentes elos da cadeia produtiva de pescados, além de quatro minicursos, um workshop, um painel, um encontro acadêmico, duas premiações, duas competições, uma confraternização e uma visita técnica, conforme a grade de atividades anexada abaixo.

Marilsa Fernandes, uma das organizadoras da Aquishow Brasil, ressalta que serão discutidos temas variados, como a tilapicultura, que é muito forte na região Noroeste Paulista; e a produção e o consumo de outras espécies de peixes e crustáceos, como a carpa, o lambari, o salmão e o camarão marinho.

“Para montar a programação, levamos em conta os objetivos do evento, que são aperfeiçoar a prática de produção de pescados, favorecer a interação e a conexão entre diferentes players e impulsionar as vendas. Tudo isso em consonância com os princípios da sustentabilidade econômica, social e ambiental do setor”, afirma Marilsa.

Entre os palestrantes escolhidos, há dois nomes internacionais: o colombiano Carlos Mario Ramírez, que é o coordenador nacional da BAP (Best Aquaculture Practices) na América do Sul e falará sobre o futuro da aquicultura sustentável; e o costarriquenho radicado no Brasil Tobías Roman, chefe de operações da Tilabras, que abordará os desafios da produção de tilápia em tanques-rede de grande volume no Brasil.

Outro profissional de peso é o conferencista, professor e escritor José Luiz Tejon, responsável pela palestra de abertura “Caminhos da Proteína Aquática para Consolidação do Brasil como um Grande Player do Pescado”. Tejon é doutor em Educação; mestre em Educação, Arte e História da Cultura; e especialista em Agribusiness, Marketing, Liderança e Vendas. Destaca-se como articulista em diversas mídias e comentarista de agronegócio na Rádio Eldorado e no Estadão.

Os minicursos, por sua vez, serão ministrados por profissionais ligados ao Instituto de Pesca, que é vinculado à APTA (Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e sediará o evento neste ano.

Além das novidades já anunciadas, como o 1º ELAPC (Encontro Latino-Americano de Peixes de Cultivo) e o 1º Prêmio Personalidades Brasileiras de Aquicultura – Aline Brun & Geraldo Bernardino, a feira contará com o inédito AquaQuiz, um jogo de perguntas com o objetivo de avaliar os conhecimentos dos participantes sobre o setor de pescados.

Também chama a atenção do público o painel “Papel e Contribuições das Mulheres para a Aquicultura Brasileira – Passado, Presente e Futuro”, que reunirá 10 vozes femininas para contar suas histórias de vida, seus resultados na aquicultura brasileira e suas perspectivas para o futuro do agronegócio nacional.

Ainda está confirmado o torneiro Filetador de Ouro, que chega à sua 2ª edição em 2022. Nesse caso, o intuito será avaliar o melhor rendimento da carcaça em menor tempo, a fim de estimular o aproveitamento integral dos peixes pela indústria.

Aquishow Brasil

A Aquishow Brasil chega à sua 11ª edição e será realizada pela primeira vez em São José do Rio Preto (SP). Anteriormente, o evento era feito em Santa Fé do Sul (SP), mas, devido à expansão do setor e ao crescimento da própria Aquishow, a mudança de sede para uma cidade com mais infraestrutura foi necessária.

Além das atividades técnico-comerciais, o público poderá conferir 91 estandes, uma represa de 5 mil metros quadrados e um showroom, de mais de um hectare, com dezenas de viveiros escavados, revestidos e de terra. São esperados cerca de 5 mil visitantes, vindos de diferentes regiões do Brasil e até mesmo do exterior.

A Aquishow Brasil é realizada pela PeixeSP (Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União). Também participam como coorganizadores a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca. O evento ainda conta com o apoio da ACIRP (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto) e do Governo Federal, por meio do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Os ingressos já podem ser adquiridos pelo site da feira. Interessados podem adquirir pacotes ou entradas avulsas, conforme as atividades escolhidas.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – 11ª AQUISHOW BRASIL:

23 de maio
● Das 08h às 17h
Minicurso “Introdução aos Sistemas de Aquicultura em Recirculação de Água”, com o biólogo marinho Marcelo Shei

24 de maio
● Às 7h
Credenciamento

● Das 8h às 12h
Minicurso “Aquaponia: Aspectos Fundamentais”, com o zootecnista Fernando André Salles

● Às 9h
Abertura oficial do evento

● Às 11h10
Cerimônia de entrega do 1º Prêmio Personalidades Brasileiras de Aquicultura – Aline Brun & Geraldo Bernardino

● Às 11h30
Palestra “Caminhos da Proteína Aquática para Consolidação do Brasil como um Grande Player do Pescado”, com o conferencista internacional, professor e escritor José Luiz Tejon

● Das 13h30 às 17h35
Minicurso “Teoria e Prática em Parasitologia de Peixes”, com o zootecnista Eduardo Makoto Onaka

● Das 14h às 15h30
Workshop “Sanidade Aquícola – Plano Nacional de Sanidade e os Desafios para sua Implantação na Aquicultura Brasileira”, com a PeixeBR (Associação Brasileira de Piscicultura) e o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)

● Das 15h35 às 17h05
Painel “Papel e Contribuições das Mulheres para a Aquicultura Brasileira – Passado, Presente e Futuro”

● Das 17h10 às 18h
AquaQuiz

● Às 18h05
Entrega de certificados de menção honrosa aos participantes do 1º ELAPC (Encontro Latino-Americano de Peixes de Cultivo)

25 de maio
● Das 9h às 12h
Minicurso “Carpas Nishikigoi”, com o criador de carpas André Camargo

● Das 9h30 às 10h15
Palestra “Saúde e Bem-Estar do Trabalhador na Aquicultura”, com o médico do trabalho Mário Augusto Bezerra Costa e o engenheiro de segurança do trabalho Luís Felipe Almeida Nunes

● Das 10h20 às 11h05
Palestra “Desafios da Produção de Tilápia em Tanques-Rede de Grande Volume no Brasil”, com Tobías Román, diretor de produção da Tilabras

● Das 11h10 às 11h50
Palestra “Situação Atual e Perspectivas do Consumo Interno e das Exportações da Piscicultura no Brasil”, com os pesquisadores da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Roberto Valladão Flores e Manoel Pedroza Filho

● Das 13h30 às 14h15
Palestra “Aquicultura Saudável: O Desafio da Produção Intensiva”, com o veterinário Paulo Raffi

● Das 14h20 às 15h05
Palestra “O Futuro da Aquicultura Sustentável”, com o coordenador da BAF (Best Aquaculture Practices) na América do Sul, Carlos Mario Ramírez, e o oceanógrafo Silvio Romero

● Das 15h10 às 15h55
Palestra “Aproveitamento Integral do Peixe: O Couro como um Produto Nobre”, com a zootecnista Amanda Hoch

● Das 16h às 16h55
Palestra “Lambari, Pequeno no Tamanho, Gigante no Potencial: Por Que é Que Não Decola?”, com o consultor e pesquisador científico da Apta Fábio Sussel

● Das 16h50 às 17h35
Palestra “Como Aumentar o Consumo de Pescados a Partir dos Exemplos da Cadeia de Suínos”, com Lívia Machado, Diretora de Projetos e Marketing da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e consultora de outros segmentos.

26 de maio
● Das 9h30 às 10h15
Palestra “Otimizando a Qualidade na Produção de Pós-Larvas do Camarão Marinho”, com o oceanógrafo Marcos Santos

● Das 10h20 às 11h05
Palestra “Desafios dos Peixes Nativos Frente ao Crescimento da Tilapicultura no Brasil”, com o zootecnista André Camargo

● Das 11h10 às 11h55
Palestra: “ISKNV e Outros Patógenos Emergentes para Tilápia no Brasil /2022”, com o veterinário Henrique Figueiredo

● Das 13h30 às 14h15
Palestra “Sim, é Possível Produzir Salmão no Brasil”, com o empresário Roberto Imai

● Das 14h20 às 15h05
Palestra “Piscicultura Marinha off Shore no Brasil”, com o biólogo Maurício Piza (a confirmar)

● Das 15h10 às 15h55
Palestra “A Indústria de Pescado de A a Z: Inovação, Processo e Desafios”, com o consultor industrial de pescados Gerlúcio Neri

● Das 16h às 17h
Torneio: Filetador de Ouro

● Às 20h
Cerimônia de entrega do 2º Prêmio Inovação Aquícola, no Recinto de Exposições de Rio Preto

● Às 21h
Confraternização no Rancho do Tropeiro, no Recinto de Exposições de Rio Preto

27 de maio
● Às 8h
Visita técnica a tanques redondos para criação de tilápias, na Fisher Piscicultura, em Riolândia (SP)

SERVIÇO
O que: 11ª Aquishow Brasil
Quando: De 24 a 27 de maio de 2022
Onde: Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental – Instituto de Pesca (Avenida Abelardo Menezes, s/nº, acesso pela Rodovia Washington Luís, Km 444, zona rural de Rio Preto, na região do antigo Instituto Penal Agrícola)
Ingressos e informações: www.aquishowbrasil.com.br