Projeto Cidade Amiga do Idoso promove lives e oficinas pela TV

Abertura ocorreu no dia 17/7 e o próximo encontro será no dia 24/7

20 de julho de 2020

Mesmo com as restrições impostas pela pandemia do coronavírus, o projeto municipal Cidade Amiga do Idoso não ficou parado. Obedecendo as medidas de isolamento social, os responsáveis pelo projeto se movimentaram, organizando e discutindo de forma on-line, desta vez com a ajuda preciosa da TV Câmara de Rio Preto. A ação tem parceria da Prefeitura, ILC-Brasil, Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e TV Câmara.

No mês de julho, foi finalizada a etapa da pesquisa de campo, em que foram ouvidas mais de 600 pessoas idosas das 10 Regiões da cidade para conhecer suas necessidades.
A partir de agora, serão produzidas lives semanais nas redes sociais, com especialistas, representantes da sociedade civil e membros do poder público. Serão discutidas as oito dimensões da vida (denominadas “pétalas”) que podem influenciar a saúde e a qualidade de vida das pessoas idosas. São elas: transporte; moradia; participação social; respeito e inclusão social; participação cívica e emprego; comunicação e informação; apoio comunitário e serviços de saúde; prédios públicos e espaços abertos.

Com o tema “RP é 10 – Territórios Solidários”, a abertura ocorreu na última sexta-feira, 17 de julho, com participação do secretário municipal de Planejamento, Israel Cestari, do presidente do ILC (Centro Internacional de Longevidade/Brasil) Alexandre Kalache, da secretária municipal de Assistência Social Patricia Lisboa, da profa. Marilia Louvison, da Faculdade de Saúde Pública de São Paulo, e Natália Sperli, da Unilago, coordenadora da pesquisa em Rio Preto.

Na próxima sexta-feira, 24/7, a live vai abordar o tema “Espaços Abertos – arquitetura, urbanismo e transporte”, com participação de Inês Riotto e Berenice, do ILC, a Fabiana Zanqueta e o prof. Marcelo.

Segundo uma das organizadoras, Amena Cury, paralelamente às lives o projeto vai promover oficinas de planejamento com as secretarias municipais envolvidas, começando com o Grupo 1 – Secretaria de Habitação, Emcop, Serviços Gerais, Obras e Trânsito nos dias 30 de julho e 13 de agosto, das 14h às 16h, via Zoom.

Também participam das oficinas as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Cultura, Educação, Esportes, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda Agricultura e Meio Ambiente.

Mais informações: 3211-1850 (Conselho do Idoso)