Projeto Cidade Limpa recolhe mais de oito toneladas no primeiro dia

11 de fevereiro de 2019

Começou nesta segunda-feira, 11, o Projeto Cidade Limpa, uma parceria entre a Prefeitura de Rio Preto e a TV TEM, com o objetivo de recolher materiais inservíveis. Neste primeiro dia, a equipe de trabalho recolheu 8,5 ton de materiais somente na parte da manhã. “É um saldo muito positivo. Continuamos contando com a colaboração da população para deixar aqueles materiais que não estão sendo utilizados nas calçadas”, afirmou o gerente da vigilância ambiental, Abner Alves.

A ação foi realizada nos bairros Parque Cidadania, Vila Lobos, Nova Esperança, Residencial Cidade Alta, Conjunto Habitacional Santo Antonio I e Jardim Arroyo.

Amanhã, 12, o Cidade Limpa percorre os bairros: Loteamento SetParque Avenida 2, Jardim Santo Antonio I, Jardim Nunes, Residencial Caetano, Jardim Simões, Conjunto Habitacional Duas Vendas, Minidistrito Industrial Centenário da Emancipação, Recanto Duas Vendas, Residencial Sebastião Guilher Padilia 1, 2 e 3, Renascer, Jardim Zé Menino, Jardim Santo Antonio I, Residencial Parque das Perdizes, Jardim Planalto, Residencial Caetano Sul II, Loteamento Rios do Sul, Residencial Luzia Polotto, Residencial Rios di Spagna e Residencial Jéssica.

A programação vai até o dia 22 de fevereiro, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Serão 168 bairros atendidos. “Este ano, ampliamos a ação, com o aumento da área a ser atendida, por isso, nossa expectativa é de que sejam recolhidas mais de 500 toneladas de materiais inservíveis”, disse Abner Alves. Na edição de 2018, foram recolhidas 420 toneladas de materiais inservíveis.

Os bairros escolhidos para receber o Projeto são os que apresentaram maiores incidências de doenças transmitidas pelo Aedes e acidentes com escorpiões. “É importante destacar que não serão recolhidos entulhos, animais mortos, galhos e material orgânico, como lixo comum”, completou Abner.

Os materiais inservíveis devem ser colocados na calçada, no dia do recolhimento, visto que o funcionário não entra na residência. Todos os caminhões e funcionários estarão identificados com faixas e camisetas, respectivamente. Em caso de dúvida, ou reclamação, o munícipe pode ligar na Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, pelo 0800 770 5870.

A lista com os bairros atendidos e os dias do recolhimento estão disponíveis no site da prefeitura. Carros de som também farão a divulgação diária nas áreas contempladas.

Veja o que pode ser recolhido:
Móveis velhos, pneus, garrafas, eletrodomésticos (fogão, geladeira, tanquinho), eletroeletrônicos e vasos. Desde que em pequena quantidade, o Projeto recolherá objetos como vasos sanitários quebrados, madeiras e tábuas.

Veja o que não pode ser recolhido:
Entulhos, animais mortos, galhos e lixo comum.

Letícia Greco