Rádio Educativa FM transmite a propaganda eleitoral obrigatória

Programa Eleitoral começa nesta sexta-feira. Horário gratuito do primeiro turno da eleição vai até 4 de outubro. Nesse período, de 35 dias, as emissoras também reservarão espaço para inserções de propagandas de candidatos

30 de agosto de 2018

As emissoras de Rádio e Televisão começam a transmitir o Programa Eleitoral Gratuito a partir desta sexta-feira(31/8).  O horário gratuito do primeiro turno da eleição vai até 4 de outubro. Nesse período, as emissoras também reservarão espaço para inserções de propagandas de candidatos.

Os candidatos a presidente da República e a deputado federal farão sua propaganda no horário eleitoral gratuito às terças e quintas-feiras e aos sábados.

Já os candidatos a governador de estado ou do Distrito Federal, ao Senado Federal e a deputado estadual ou distrital anunciarão suas propostas no horário eleitoral gratuito às segundas, quartas e sextas-feiras.

Os candidatos a presidente da República divulgarão suas propostas e plano de governo em dois períodos de 12m30. As exibições serão das 7h às 7h12m30s e das 12h às 12h12m30s, no rádio. E das 13h às 13h12m30s e das 20h30 às 20h42m30s, na televisão.

Os candidatos a deputado federal divulgarão suas propostas das 7h12m30 às 7h25 e das 12h12m30 às 12h25, no rádio. E das 13h12m30 às 13h25 e das 20h42m30 às 20h55, na televisão.

A apresentadora e editora de jornalismo da Rádio Educativa FM, jornalista Marisa Amorim afirma que, seguindo orientação do secretário de Comunicação Mário Soler, a Rádio da Prefeitura de Rio Preto seguirá as determinações do TRE – Tribunal Regional Eleitoral e da Abert – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV. “Estamos cadastrados no TRE e fazemos parte da lista de emissoras do Estado de São Paulo que irão transmitir os programas eleitorais, bem como as inserções comerciais que deverão ser enviadas pelas coligações partidárias e seguiremos, como as demais emissoras de rádio, os planos e mapas de mídia com a ordem e os horários pré determinados por meio de sorteio realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral, cumprindo assim a Lei 9.504/97 da Propaganda Eleitoral”, explica a jornalista responsável pela Rádio Educativa de Rio Preto.

Segundo Darcio do Valle, locutor e apresentador da Rádio Educativa FM , a programação diária não sofrerá alterações significativas. “O primeiro horário de veiculação da propaganda eleitoral será às 07:00 da manhã, logo após o horário eleitoral, a programação musical e os boletins jornalísticos seguem normalmente. Já às 12:00, o programa “Elas por Elas” terá inicio imediatamente após a veiculação da propaganda política”, afirma Dárcio.

Até às 16h30 desta quinta-feira(30) três das doze coligações partidárias responsáveis pelos programas eleitorais dos candidatos a governo do Estado já haviam feito contato com a Rádio Educativa FM e enviado os mapas de mídia para a veiculação dos programas: Coligação Acelera São Paulo (DEM, PP,PRB,PSD,PSDB,PTC);  Coligação São Paulo Confia e Avança (AVANTE, PATRI, PHS, PMB, PODEMOS, PPL, PPS, PR, PROS, PRP, PSB, PSC, PTB, PV, Solidariedade) e a Coligação Movimento Democrático Brasileiro (MDB)

O horário eleitoral gratuito do primeiro turno das eleições vai até 4 de outubro.