“Rede de amor e cuidados – quem cuida de mim?”

Evento do Semas fala do cuidar como necessidade humana

20 de maio de 2019

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promove o evento “Nos vemos no CCI: “Rede de amor e cuidados – quem cuida de mim?” para 200 idosos que frequentam os Grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS e do CCI (Centro de Convivência do Idoso). Será no próximo dia 22/5, quarta-feira, das 14h às 16h, no CCI, na avenida Philadelpho Gouvea Netto, 785.

A cada dois meses é realizado um evento do projeto “Nos vemos no CCI”, sempre com temática diferente, na perspectiva de que seja um momento de participação de diversos grupos do Serviço de Convivência, que se encontram para conversar, conviver, confraternizar e fazer novas amizades. Lembrando que, dentre os seres vivos, o humano é o único que precisa de outro humano para se humanizar e sobreviver, e que nesse mês comemoramos o dia das mães, cuja figura associamos à proteção, amor, cuidado.

Assim, neste encontro a proposta é falar do cuidar como uma necessidade humana e de sua importância, desmistificando que esse cuidado seja apenas aos idosos dependentes.

Os idosos terão atividades lúdicas com o desafio de montar o tangram – um quebra-cabeças geométrico chinês formado por sete peças. Para formar as figuras, os participantes precisam se organizar em grupos e se ajudar. A mensagem da atividade é o cuidado para com meu amigo, vizinho, estranho, ou mesmo necessitar de cuidados.

Haverá também depoimento de alguns idosos participantes do CCI que formaram um grupo chamado “As experientes”, em que além de se unir para momentos de diversão eles também se organizam para ajuda mútua – sempre atentos às necessidades do outro. Após os depoimentos, todos são convidados a perceber melhor o outro que está ao seu lado, a exercitar o apreendido e a importância das relações sociais com afetos.

Mais informações: 3211-6510