Rio-pretense que se preze bate ponto no Mercadão, uma das Maravilhas da cidade

Aberto de segunda a sexta-feira, o Mercado Municipal recebe, por mês, público médio de 20 mil pessoas vindas de várias cidades da região e do estado

9 de janeiro de 2019

Ponto de encontro mais famoso de São José do Rio Preto, o Mercado Municipal, afetuosamente chamado Mercadão, é sinônimo de tradição, amizade e qualidade. Inaugurado em 19 de julho de 1944, pelo então prefeito Ernani Pires Domingues, é uma das organizações comerciais mais antigas da cidade, que ajuda a definir a paisagem urbana da cidade.

Em 2007, o Mercadão foi escolhido pela população como uma das 7 Maravilhas da cidade (juntamente a Basílica, Represa, Bosque, Palácio das Águas, Riopreto Shopping Center, Mercadão e Complexo da Swift), logo depois de seu prédio inspirado no Movimento Art Déco ser tombado pelo Comdephact – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico.

Encravado na rua Antônio de Godoy, paralelo à Prefeitura Municipal, com um espaço de 1.688m2 e cerca de cem instalações comerciais, entre boxes e bancas, o Mercadão recebe um público mensal de 20 mil pessoas. De todas as faixas etárias, classes sociais e gêneros, elas vêm, inclusive, das cidades vizinhas Potirendaba, Nova Granada, Mirassol, Guapiaçu, Cedral, Uchôa, entre outras.

O local também é famoso por sediar encontros célebres entre jornalistas, políticos, artistas, fotógrafos, historiadores e outros ilustres membros da comunidade rio-pretense.

Se no início de sua história as atividades eram limitadas à venda de produtos alimentícios, peças de barro e peneiras de taquara, atualmente, é possível encontrar uma variedade ainda maior de produtos, que vai de flores a tabacos, de laticínios a agência lotérica. O Mercadão conta hoje com 34 permissionados, responsáveis pela criação de 139 empregos diretos.

Faz parte da essência e da rotina dos rio-pretenses reservar um tempinho na semana para comer os irresistíveis pastéis do Mercadão e encontrar os amigos para ‘jogar conversa fora’.

Mercado Municipal
Rua Antônio de Godoy, 3048 – Centro, em frente ao Poupatempo
Telefone: (17) 3231-6119
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, sábado, até 13h; e domingo, até 12h.