Rio Preto adere a ferramenta de gestão e divulgação de atrativos turísticos

Aplicativo Destinos Inteligentes oferece informações estratégicas sobre ambiente de negócios no turismo

15 de fevereiro de 2023

Sede da Região Metropolitana do Noroeste Paulista, Rio Preto anunciou nesta quarta-feira, 15/2, uma ação considerada importante para o segmento de turismo. Dados estratégicos da cidade estarão inseridos na plataforma Destinos Inteligentes, ferramenta de gestão e informações de cidades e regiões de interesse de visitantes.

“Um passo importante para o munícipio, com a iniciativa do Poder Público, que quer incentivar o setor do turismo, ganha força após o recesso por conta da pandemia. Temos a missão de transformar Rio Preto em uma cidade inteligente e essa é uma oportunidade de reestruturar os atrativos para moradores e visitantes, e para a economia”, diz Jorge Luís de Souza, secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo.

A ferramenta funciona como inventário turístico. O objetivo é transportar informações para a base de dados, que visa atender a demandas de gestores públicos e do turista. A Prefeitura é a administradora do aplicativo, incluindo as informações preliminares.

A ideia é que a gestão da ferramenta seja repassada à iniciativa privada, por meio da Associação Comercial e Empresarial (Acirp) ou para o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores), ou ambos em parceria, com a supervisão do Conselho Municipal de Turismo de Rio Preto, o Comtur.

Kedson Barbero, presidente do Comtur, comentou sobre as informações do aplicativo “que atende diferentes perfis de públicos”. Ele disse que o mecanismo serve para analisar a série histórica e ampliar as perspectivas de negócios.

A Destinos Inteligentes tem navegação intuitiva, facilmente acessada de qualquer dispositivo. Este conceito digital é também um facilitador na orientação do turista no Posto de Informação ao Turista (PIT), já em funcionamento no Aeroporto de Rio Preto (área e desembarque) em que o recepcionista, do seu smartphone, poderá compartilhar com o turista informações diretas da plataforma para a sua orientação.

Cada estabelecimento pode se tornar uma base de compartilhamento de informações ao turista, bem como os colaboradores destes empreendimentos, multiplicadores da divulgação dos atrativos.

Outra aplicação da Destinos Inteligentes consistirá na formação de uma “cerca digital”, o estímulo ao visitante para que avalie serviços, estruturas e o destino. Estes questionários contribuirão com a formatação do observatório do turismo na cidade.

A Destinos Inteligentes é também uma ferramenta colaborativa. O turista tem a opção de registrar comentários úteis sobre a atualização de serviços ou do destino. Toda informação é validada na interface entre os gestores da plataforma e a Secretaria de Turismo.

A plataforma pode ser acessada pelo endereço www.destinosinteligentes.tur.br.

Texto: Jaqueline Barros/Secretaria de Comunicação
Fotos: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto