Rio Preto apresenta ações da Justiça Restaurativa em conferência na Bélgica

Durante a conferência, serão apresentadas as ações de Justiça Restaurativa realizadas em Rio Preto a partir de 2016, com foco especialmente no âmbito escolar

10 de maio de 2019

A cidade de Rio Preto estará representada na 2ª Conferência de Práticas Restaurativas da Europa, realizada entre os dias 15 e 17 deste mês em Courtrai, na Bélgica. O foco do evento é o bem-estar e a resiliência das comunidades.

Rio Preto será representada por Deise Maciel de Queiroz, diretora de escola da rede municipal de ensino, que integra a equipe de formação da Secretaria de Educação. Ela vai apresentar o informe “Justiça Restaurativa – dos conceitos às práticas escolares: desafios e possibilidades”.

“Nosso objetivo é compartilhar com outras localidades os desafios e as possibilidades encontradas no processo de implementação dos princípios e práticas da Justiça Restaurativa em Rio Preto, trocando experiências valiosas para a continuidade do trabalho em nosso município e abordando as ações colaborativas em rede”, explica Deise.

A apresentação reúne as ações realizadas desde 2016, quando tiveram início as práticas restaurativas na cidade, a partir de parcerias entre a Prefeitura de Rio Preto, o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual, a Vara da Infância e Juventude e a Secretaria de Educação. Essas parcerias possibilitaram a criação, em 2017, do Eixo Social de Justiça Restaurativa do município. No ano seguinte, a lei municipal 12.977/2018 instituiu a Política Pública de Justiça Restaurativa.

“As práticas restaurativas são um convite para a troca do nosso olhar, em busca de uma convivência mais ética, respeitosa, democrática e mais humana. Ela propõe que olhemos para os conflitos, que são inerentes às relações sociais humanas, com uma perspectiva de diálogo, buscando uma convivência mais ética e respeitosa”, explica Deise.