RIO PRETO COM MAIS CASAS

População é contemplada com vários empreendimentos habitacionais, contribuindo para a diminuição do déficit de moradias

6 de fevereiro de 2019

O ano mal começou, e a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Emcop – Empresa Municipal de Construções Populares já lançou 144 unidades de apartamentos em novo empreendimento na primeira semana do ano; encerrando o mês de janeiro foram lançadas mais 128 unidades, todos em parceria com a MRV Construtora.

“Foram 144 unidades de apartamentos no primeiro lançamento. Estamos muito felizes porque o ano já começa produtivo e por conseguirmos cumprir nosso papel, que é reduzir o déficit habitacional do município”, comenta Adão Morais, presidente da Emcop.

Só no ano passado, foram mais 9 mil famílias atendidas, com mais de 20 mil cadastros realizados e incluídos no sistema de cadastro habitacional do município pela Emcop. Embora a demanda seja contínua e dinâmica, o déficit atual está estimado entre 14 e 15 mil, considerando que em 2017 e 2018 foram entregues quase 3 mil unidades habitacionais.

“Essa diferença pode ocorrer, por exemplo, quando duas pessoas da mesma família se cadastram e só vamos conseguir descobrir quando esses mesmos munícipes vêm até nós para a atualização de cadastro. Sabendo dessa divergência de informação, começamos a fazer estudos para poder eliminar os cadastros duplicados”, explica Morais.

CADASTRO
Visando também facilitar o acesso da população e o melhor atendimento, no mês de março de 2018 foi inserido na página virtual da Emcop o serviço de agendamento, no qual já consta a lista de documentos necessários para o cadastro completo, sem precisar enfrentar fila.

“Antes os munícipes tinham que comparecer à sede da Emcop, enfrentar uma fila, só para saber a lista de documentos necessários. Depois que o site foi atualizado e o agendamento começou a ser feito digitalmente, conseguimos atender muito mais pessoas durante o expediente, além de facilitar demais a vida dos rio-pretenses, que às vezes não tinham como voltar com a documentação para concluir o cadastro”, afirma Adão.

DOCUMENTAÇÃO

As famílias ou pessoas maiores de 18 anos interessadas em atualizar o cadastro, ou se cadastrar no Cadastro Habitacional do Município, depois de realizarem o agendamento de atendimento pelo site (https://cidadao.riopreto.sp.gov.br/empro_cidadao/sjriopreto/emcop/agendamento.php ), precisam reunir uma lista de documentos, para análise de renda e possível financiamento. Confira a lista:
• Carteira de Identidade (RG)
• Certidão de Pessoa Física (CPF)
• Título de Eleitor
• Certidão de Nascimento (se for solteiro)
• Certidão de Casamento
• Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos
• Comprovante de renda familiar (Carteira de Trabalho, três últimos holerites ou declaração de renda)
• Comprovante de residência atual em nome do titular ou do cônjuge (contas de água, luz, telefone etc.)
Famílias com pessoa portadora de restrições físicas ou mentais devem providenciar atestado da Secretaria de Saúde e Higiene ou de outros órgãos congênitos.

“O cadastro é de extrema importância para mantermos sempre atualizado o perfil do déficit habitacional e os contatos para convocações de futuros empreendimentos habitacionais de interesse social”, encerra Adão.

EMCOP – Empresa Municipal de Construções Populares
Endereço: Rua Travessa Laurito, 49 – Vila Maria