Rio Preto ganha Calendário Digital de Eventos e novo Guia Turístico

Ferramenta on-line permite que o próprio organizador insira dados do evento no Calendário Digital, que já está disponível

12 de julho de 2019

A prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo (Semdec), lançou nesta sexta-feira (12/7) o Calendário Digital de Eventos e o novo Guia Turístico do município. As novidades foram apresentadas em evento realizado no gabinete do prefeito Edinho Araújo, a partir das 10h.

“São ferramentas importantes para estimular o turismo em Rio Preto. O Calendário Digital serve tanto aos organizadores de eventos como para os visitantes, que têm um panorama completo do que acontece na cidade. Já o Guia Turístico impresso ainda é um item muito requisitado”, explica do secretário de Desenvolvimento, Jorge Luis de Souza.

O Calendário de Eventos é uma plataforma digital, que já está disponível no endereço http://eventos.riopreto.sp.gov.br. O portal permite que o próprio organizador registre os dados do evento no sistema. As inserções são avaliadas por um comitê antes de ir ao ar. As informações publicadas ficam disponíveis para acesso on-line. Todo o serviço é gratuito.

“O organizador pode consultar as informações e planejar a melhor data para o seu evento, sem coincidir com outras ações do mesmo segmento”, diz o secretário.

O Calendário Digital de Eventos foi desenvolvido sem custo para o município, em parceria com o Grupo de Banco de Dados (GBD) do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), câmpus da Unesp em Rio Preto. A ação teve ainda apoio da Empresa Municipal de Processamento de Dados (Empro).

“É com grata alegria que estamos aqui para poder efetivar essa contribuição, retornando à sociedade o investimento feito na universidade pública, por meio da formação desses alunos que entregam um trabalho pronto a ser utilizado”, afirma Carlos Roberto Valêncio, professor adjunto no departamento de ciências de computação e estatística do Ibilce e coordenador do GBD.

Durante o evento, foi apresentado também o Guia Turístico de Rio Preto, que será disponibilizado no aeroporto e na rede hoteleira da cidade. O documento traz um pequeno histórico do município, dados sobre hotéis e um mapa com a indicação e informações de pontos turísticos. “Apesar de estarmos na era digital, as pessoas que viajam nem sempre têm facilidade de acesso à internet. Por isso, existe a necessidade de um guia de bolso, que inclusive aguça o interesse do visitante de conhecer nossos pontos turísticos”, explica Célia Maria Gomes de Lima, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O conselho foi parceiro das Secretarias de Desenvolvimento e Comunicação na criação do guia, que foi produzido com recursos provenientes da iniciativa privada por meio do Funtur (Fundo Municipal de Turismo). Já está em andamento o desenvolvimento de uma versão digital do guia.

Além de apresentar as novas ferramentas, a Secretaria de Desenvolvimento destacou a importância de Rio Preto como centro turístico, especialmente nos eventos. “O turismo promove o desenvolvimento econômico e alimenta cadeia produtiva, com retorno muito mais rápido que a indústria, por exemplo”, destacou o secretário.