Rio Preto presta homenagens à Revolução Constitucionalista de 32

9 de julho de 2018
Desfile Revolução Constitucionalista de 32

O prefeito Edinho Araújo participou na manhã desta segunda-feira (9 de julho) das homenagens à Revolução Constitucionalista de 32, liderada pelo estado de São Paulo e que exigia a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte. O ato cívico-miliar foi realizado em frente ao monumento erguido no Fórum de São José do Rio Preto lembrando os Pracinhas que lutaram e aos que perderam a vida defendendo o Estado de São Paulo. As comemorações foram organizadas pelo CPI 5 (Comando de Policiamento do Interior) em homenagem aos participantes da Revolução Constitucionalista de 32 que este ano completa 86 anos.

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento armado ocorrido no Estado de São Paulo, que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil. O dia 9 de julho que marca o início da Revolução de 1932, é a data cívica mais importante do Estado. Os paulistas consideram a Revolução de 1932 como sendo o maior movimento cívico da história.

De acordo com a Polícia Militar, participaram da solenidade cerca de 1.000 pessoas, além dos 150 militares. Neste ano de 2018 setenta e duas medalhas foram entregues. Entre os homenageadas estão o secretário da Fazenda Angelo Bevilacqua e o presidente da Câmara Cel. Jean Charles que receberam Medalha comemorativa. O prefeito Edinho Araújo participou da solenidade atendendo a convite do comandante da PM de Rio Preto, coronel Pedro Augusto e do presidente da Sociedade Veteranos de 32, Giovanni Spirandelli.

Desfile Revolução Constitucionalista de 32

Secretário da Fazenda Angelo Bevilacqua e o presidente da Câmara Cel. Jean Charles receberam Medalha Comemorativa

O prefeito lembrou a importância da luta dos pracinhas riopretenses nessa batalha e da importância democrática dessa data para a história e povo paulista. “O Ideal não envelhece e Rio Preto dá exemplo ao Estado e ao País, nessa homenagem de entrega das Medalhas Sinesyo de Melo Oliveira e, pela primeira vez Medalha Carmo Turano soldados riopretenses que defenderam nosso Estado, afirmou o prefeito. As indicações dos homenageados para o recebimento das medalhas são do MMDC e da Sociedade dos Veteranos de 32 , referendadas pelo Conselho Estadual de Honrarias e Mérito do Governo de São Paulo. A solenidade terminou com a execução do Hino Nacional Brasileiro e do desfile das tropas militares. Participaram também da solenidade o deputado estadual Orlando Bolçone e o presidente da Câmara Cel. Jean Charles Serbeto.

Marisa Amorim