Rio Preto realiza Projeto Sentinela para testar pacientes

Objetivo é testar pacientes com síndrome gripal leve e verificar positividade para coronavírus

24 de abril de 2020

A prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta semana o Projeto Sentinela, que consiste na testagem de pacientes com síndrome gripal leve. O objetivo é verificar a positividade de coronavírus na população do município.

A iniciativa conta com a parceria dos convênios Unimed, HB Saúde, Bensaúde e Austa. Por isso, as amostras serão coletadas tanto pela rede privada, por meio dos hospitais, quanto pela rede pública.

Pelo SUS, os pacientes serão testados em quatro unidades básicas de saúde que no momento estão funcionando como unidades para atendimento de problemas respiratórios: Vetorazzo, Solo Sagrado, Anchieta e Anexo Faceres. A testagem da rede pública também será feita nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Norte, Jaguaré, Tangará e Santo Antonio.

Os testes serão realizados em pacientes que estejam com no máximo sete dias de sintomas de gripe, sendo que o indicado para os casos de início de sintomas é o teste PCR, que detecta uma alta carga viral, o que acontece em média entre o primeiro e o quinto dia.

Todos os testes realizados no projeto Sentinela serão notificados pela Secretaria Municipal de Saúde. “Ressaltamos que os testes não serão feitos em todo mundo, mas em uma amostra da população que cumpre o critério, ou seja, apresentar sintomas gripais leves e estar sintomático nos primeiros sete dias”, reforça o secretário de saúde, Aldenis Borim.

As amostras coletadas serão enviadas para os laboratórios do Hospital de Base e da Unesp, que serão responsáveis pela análise dos materiais.

Além do Projeto Sentinela, os testes PCR continuam sendo realizados em pacientes graves internados e profissionais de saúde, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.