Rio Preto recebe curso do Ministério do Meio Ambiente e ONU

Sustentabilidade na Administração Pública será discutida em encontro com 54 municípios, dias 6 e 7, no Partec

3 de agosto de 2018

Rio Preto está cumprindo sua agenda ambiental e será sede, na próxima semana, de um curso do Ministério do Meio Ambiente e da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre a sustentabilidade na gestão pública, reunindo representantes do poder público de 54 cidades do Estado.

Em parceria com a Prefeitura de Rio Preto e por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, o Ministério do Meio Ambiente e a ONU Meio Ambiente realizam nos dias 6 e 7 de agosto, segunda e terça-feira, no Partec (Parque Tecnológico), em Rio Preto, o Curso de Sustentabilidade na Administração Pública. Voltado para os servidores públicos dos três poderes e esferas de governo, o curso visa estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios socioambientais, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais.

O evento, que já está com vagas esgotadas, começa no dia 6, às 8h. No primeiro dia, haverá a apresentação do Programa A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), além de palestras sobre Gestão de resíduos gerados; Uso racional dos recursos naturais e bens públicos; Compras públicas sustentáveis; e Construções, reformas e ampliações sustentáveis.

No segundo dia, os temas são: Qualidade de vida no ambiente de trabalho; Sensibilização e capacitação dos servidores; Boas Práticas em sustentabilidade na administração pública; Fortalecimento da gestão ambiental municipal; Elaboração de projetos; Interação entre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU +A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública)+ Programa Município VerdeAzul.

De acordo com a consultora Patrícia Fazano, que vai ministrar o curso, a Agenda Ambiental na Administração Pública é um programa do Ministério do Meio Ambiente que existe desde 1999 e que agora vem sendo trazido de forma mais efetiva para as Prefeituras. “Este ano, a ONU Meio Ambiente, que é parceira do Ministério do Meio Ambiente, lançou um edital para realizar as capacitações em todo o país. O programa trabalha com a sustentabilidade voltada para o interior da administração pública, de forma transversal em todas as secretarias, visando economia de recursos naturais e recursos públicos”, explicou Patrícia.

Os cursos de Sustentabilidade na Administração Pública (Agenda A3P) estão sendo realizados nas cinco regiões do país: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste e ocorrerão em todas as Unidades da Federação (UF), totalizando 66 cidades brasileiras, dentre elas capitais e cidades-polo como Rio Preto. A intenção da A3P é capilarizar a Agenda, permitindo que seja conhecida em todo o país. É a primeira vez que se faz um projeto de capacitação num formato mais abrangente e que pretende formar cerca de 4 mil multiplicadores e agentes do A3P.

Só nesta edição, em Rio Preto participam 112 pessoas de 54 cidades. São elas:

Américo de Campos, Andradina, Aramina, Araraquara, Bálsamo, Bento de Abreu, Cajobi, Cândido Mota, Cedral, Clementina, Cosmorama, Embaúba, Estrela D´Oeste, Gastão Vidigal, General Salgado, Guapiaçu, Guzolândia, Ipiguá, Itajobi, Marapoama, Magda, Matão, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Monções, Murutinga do Sul, Nova Granada, Nova Aliança, Nova Luzitânia, Novo Horizonte, Olímpia, Onda Verde, Ourinhos, Paraíso, Pedranópolis, Piracicaba, Pirajuí, Ribeirão Preto, Riolândia, Santa Clara D´Oeste, Santa Fé do Sul, Santana da Ponte Pensa, Santa Rita D´Oeste, Santo Antônio do Aracanguá, São João de Iracema, São José do Rio Preto, Severínia, Tambaú, Taiuva, Taquaritinga, Urupês, Vista Alegre do Alto, Votuporanga.

Endereço do Partec: Av. Abelardo Menezes, 1001 –Auditório – Jd. Tarraf II.