Rio Preto registra 67 novas notificações e 38 casos positivos para coronavírus

Foram cinco nos casos confirmados nas últimas 24 horas

7 de abril de 2020

Com cinco novos casos de pessoas com coronavírus (COVID-19) em Rio Preto a cidade conta agora com 38 casos positivos para a doença. O número foi atualizado na manhã desta terça-feira, dia 7, durante transmissão ao vivo pela página da Prefeitura de Rio Preto no Facebook.

Foram 67 novos casos notificados nas últimas 24 horas, sendo que as notificações somam um total de 653 registros, deste 390 foram descartados, 130 permanecem em investigação e outros 95 tratam-se de síndromes gripais.

Até o momento foram internados em unidades de Rio Preto 262 pessoas com suspeitas de COVID-19, sendo que 157 delas (60%) são moradores do próprio município.  Das 157, 60 pessoas estão internadas neste momento, sendo que 38 em enfermaria e 22 em UTI (4 delas com COVID-19 confirmados).

Em relação aos óbitos, foram duas confirmações e outros cinco casos em investigação (2 mulheres e 3 homens).

A partir de agora, de acordo com o Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, ficou estabelecido que devem ser notificados os casos suspeitos de síndrome gripal e os de síndrome respiratória aguda grave. Anteriormente as notificações eram apenas para casos com síndrome gripal nos profissionais de saúde e nos casos já internados. Desde o dia 3 de abril, por orientação do Ministério da Saúde, os casos de síndrome gripal na população que procura o serviço de saúde passaram a ser notificado no sistema para avaliar a dimensão da epidemia.

“São pessoas notificadas de acordo com a assistência. Importante lembrar que quem tiver qualquer sintoma respiratório pode ligar no 0800, o nosso canal de comunicação pra quem tem sintomas leves. Se tem febre leve, coriza, não precisa procurar o serviço de saúde imediatamente, o 0800 vai dar toda a orientação com um médico apresentando a conduta no domicilio”, explicou a gerente da vigilância epidemiológica Andreia Negri.

O telefone para qualquer esclarecimento a respeito de possível contágio do coronavírus é o 0800-77-22-123. A ligação é gratuita.
Atualização dos dados coronavírus 07/04

Kits Alimentação

Durante a transmissão ao vivo que contou com a participação do secretário de Agricultura Pedro Pezzuto e da gerente da vigilância epidemiológica Andreia Negri, foi anunciado mais detalhes sobre a entrega dos kits de alimentos para as famílias de alunos matriculados na rede municipal de ensino.

Nesta quarta e quinta-feira, dias 8 e 9, a pasta da Agricultura dará continuidade a entrega dos kits. Eles serão entregues aos alunos que já procuraram a unidade escolar para fazer o cadastro de adesão ao complemento alimentar.

Até o momento foram 14.958 adesões, sendo que 97% já foram distribuídos aos familiares.

“Amanhã (quarta-feira) entregamos os kits perecíveis. Do berçário é um complemento de proteína com sassami, as frutas são maçã, laranja e banana, mandioca e o pão. Para as crianças acima de 2 anos vamos distribuir sassami, maça, laranja, mandioca, alface e pão”, destacou o secretário de Agricultura Pedro Pezzuto.

A distribuição está sendo feita ao longo de todo o período de suspensão das aulas para os pais que forem as unidades escolares e realizarem as adesões. Aqueles que se cadastraram após o dia 30 de março os atendimentos terão início na primeira semana de maio.

Quem não retirou os kits não perecíveis terá de fazê-lo de uma única vez no dia 8 ou dia 9 deste mês.

Texto: Raphael Ferrari