Rio Preto registra saldo de 284 empregos em março e se destaca no balanço nacional

Município teve o melhor resultado dentre as 15 maiores cidades do Estado de São Paulo

24 de abril de 2019

Atendimento presencial do Balcão de Empregos na Praça Laranja do Poupatempo Foto: Marcos Morelli/SMCS

São José do Rio Preto teve saldo positivo de 284 vagas formais no mês de março, segundo dados do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.
O resultado é o melhor dos últimos quatro anos (superado por 2015, com criação de 406 vagas), e vai na contramão dos números no País, que perdeu 63 mil postos de trabalho – maior deficit desde 2017.
Rio Preto também fechou março à frente dos 15 maiores municípios do Estado de São Paulo, com resultado muito superior ao de municípios com porte semelhante, cujos saldos foram: Mauá, 3; Mogi das Cruzes, -146; Santos, -228; e Diadema, -308.
De longe, o setor que mais contratou na cidade foi o de Serviços (339), seguido pelo da Indústria de Transformação (72). Na direção contrária, o Comércio, tradicional gerador de empregos, registrou deficit de -55 vagas formais, seguido pela Construção Civil, com -37 postos de trabalho ocupados.

Balcão de Empregos da Prefeitura de Rio Preto

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria do Trabalho e do Emprego, ciente dos desafios de superar os obstáculos que se sobrepõe à boa dinâmica do mercado de trabalho, continua trabalhando para impulsionar a geração de empregos na cidade.
“Justamente no mês de março registramos nosso primeiro recorde de vagas divulgadas pelo serviço do Balcão de Empregos, com uma média de 400 vagas anunciadas”, lembra o secretário da pasta, Edemilson Favaron.
A alavancada nas ofertas se deu, principalmente, pelo processo seletivo que contratou merendeiras e outros profissionais em funções correlatas para atuarem na Alimentação Escolar da rede municipal de ensino.
“Demos todo o suporte para a empresa contratante realizar o processo de seleção, assim como para os trabalhadores que se interessaram e se candidataram. Como de praxe nos nossos serviços, oferecemos suporte logístico e de pessoal para que as contratações ocorressem com qualidade e em tempo hábil”, completa.
Nesta quarta-feira (24), o Balcão de Empregos anuncia 146 oportunidades, com destaque para as com maior número de vagas disponíveis: vendedor externo (30), manicure e pedicure (7), operadora de telemarketing ativo (7), promotor de vendas (5), eletricista residencial/predial (3) e encanador residencial/predial (3).
Interessados nessas em outras vagas podem se cadastrar por meio do site www.riopreto.sp.gov.br, que pode ser acessado, ininterruptamente, via computadores, tabletes e smartphones conectados à internet – clique aqui e veja o passo a passo para utilizar o serviço. Também é possível procurar os postos de atendimento do Balão de Empregos, na sede da Secretaria, que fica na rua Ondina, 216, na Redentora, ou na Praça Laranja do Poupatempo.

Evolução do Emprego por Setor, em março de 2019, em São José do Rio Preto Fonte: CAGED

Saldo nas 15 maiores cidades de São Paulo (por ordem crescente de criação de vagas formais)

São José do Rio Preto 284
Mauá 3