Rio Preto será sede da 11ª edição dos Jogos dos Institutos Federais (JIF 2022)

Jogos foram interrompidos em 2019, por conta da pandemia da Covid-19

24 de novembro de 2021

A 11ª edição dos Jogos dos Institutos Federais (JIF 2022) terá como anfitrião o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e será realizada na cidade de São José do Rio Preto. O evento será realizado de 14 a 18 de novembro de 2022 e deve reunir cerca de 2 mil pessoas entre atletas e comissão técnica.

O prefeito Edinho Araújo participou de um encontro na tarde desta quarta-feira, dia 24, com representantes dos Institutos Federais de todo o País e destacou a parceria entre o município e o Instituto Federal. “Rio Preto recebe com alegria e entusiasmo a notícia de que será sede dos Jogos. Um acontecimento singular, inédito e que marca o retorno das atividades esportivas após a pandemia. Temos toda a estrutura para receber os atletas e agora é momento de conectar os atletas”, destacou o prefeito.

Durante os Jogos dos Institutos Federais, serão disputadas 11 modalidades esportivas, coletivas e individuais: natação, judô, xadrez, tênis de mesa, basquete, futsal, handebol, voleibol, voleibol de praia, atletismo e futebol. A competição é tradicional da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, realizada em três níveis: estadual, regional e nacional. Os classificados das competições do Jogos Intercampis têm direito a participação na etapa nacional, que será realizada em Rio Preto.

O presidente da Comissão de Organização dos Jogos das Instituições Federais de Educação (Cojif) Yuri Ribeiro destacou a estrutura de Rio Preto. “Teremos uma belíssima competição, um retorno após dois anos sem atividades. Já conhecemos os equipamentos disponíveis nos espaços públicos, que irão atender todas as modalidades”, afirmou.

O secretário Fábio Marcondes destacou que a secretaria de Esportes está em contato com a comissão para planejar um evento de sucesso. “Rio Preto é referência em vários segmentos e o esporte é um deles. Aqui temos medalhistas como Carol Gattaz e Claudiney dos Santos, entre outros, que levam o nome da cidade para o mundo. Sediar um evento como esse é valorizar ainda mais as ações que são desenvolvidas pela Prefeitura.

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Silmário Batista dos Santos participou do encontro, junto com o diretor do Câmpus Rio Preto, Marcos Furini.