Rio Preto será sede de reitoria do Instituto Federal de São Paulo

23 de novembro de 2018

O ministro da Educação, Rossieli Soares, anunciou na tarde desta sexta-feira, dia 23, que Rio Preto será sede de uma reitoria do Instituto Federal de São Paulo. O anúncio foi feito pelo ministro durante a assinatura da ordem de serviço para o início das obras do prédio onde funcionará o Instituto Federal de São Paulo, em Rio Preto. Outra sede será instalada na cidade de Campinas.

A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, pelo ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, pelo reitor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Eduardo Antonio Modena, e pelo deputado federal e vice-governador eleito, Rodrigo Garcia.

“É uma honra para Rio Preto receber a sede do Instituto Federal. Temos certeza que a cidade inteira vai ganhar com mais esta conquista. Foi um trabalho árduo e que deu muito certo. Vamos colher os frutos muito em breve. Agradeço a todos os envolvidos pela dedicação”, afirmou o prefeito durante a cerimônia.

O evento contou ainda com a participação de vereadores, secretários e prefeitos da região.

O prédio onde será instalado o Instituto Federal de São Paulo foi cedido pela Prefeitura de Rio Preto. O campus funcionará no prédio do antigo Cefam, no Jardim Congonhas. O investimento na reforma será de aproximadamente R$ 7 milhões.

A cessão tem prazo de 30 anos, prorrogáveis por mais 30 anos. A prefeitura ficou responsável, por cinco anos, por despesas decorrentes do consumo de energia, água, telefonia, limpeza e segurança do imóvel.

O campus também teve garantido o recebimento de equipamentos como projetores, ventiladores de teto e de parede, cadeiras estofadas, computadores e monitores, carteiras e cadeiras escolares, entre outros. A verba para a compra dos itens, no valor de R$ 1,5 milhão, veio de emenda parlamentar do próprio Edinho Araújo, quando era deputado federal, no valor de R$ 1,5 milhão.

Os cursos foram definidos em quatro audiências públicas no prédio da Prefeitura.
Com a análise dos dados, ficou definido que o eixo de Produção cultural e Design receberia os primeiros cursos: Produção de Áudio e Vídeo (integrado com o Ensino Médio) e Artes Visuais (concomitante/subsequente).

As obras estão previstas para terminar em julho de 2019.

DETALHES DA OBRA
• ÁREA ATUAL DO PRÉDIO – 4.182,70 M²
• ÁREA FUTURA – 4.747,20 M²
• VALOR DA OBRA – R$ 7.035.676,34
• PREVISÃO DE CONCLUSÃO – JULHO/2019
EMPRESA RESPONSÁVEL PELA OBRA: CONSTRUTORA CARVALHO COSTA E SILVA LTDA.

RESUMO DOS SERVIÇOS
• IMPLANTAÇÃO DE NOVO LEIAUTE (DEMOLIÇÕES E RECONSTRUÇÃO)
• SUBSTITUIÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E HIDRÁULICAS
• AMPLIAÇÃO DA QUADRA POLIESPORTIVA + VESTIÁRIOS