Rio Preto tem 2.932 positivos para Covid-19 e 84 mortes

Novidade é que Hospital de Jaci vai receber pacientes de Rio Preto; são 18 leitos a disposição

2 de julho de 2020

Com 84 novos casos confirmados nas últimas 24 horas Rio Preto tem agora 2.932 pessoas contaminadas pelo coronavírus (Covid-19). São 23.044 pacientes atendidos pela saúde do município com algum tipo de estado gripal.

Destes, 16.447 (71%) passaram por testes para confirmação da Covid-19, sendo que 13.516 foram descartados. Do total de contaminados 1.784 estão recuperados, 548 dos infetados atuam na área da saúde e 484 apresentaram a síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

Uma nova morte também foi confirmada nesta quinta-feira, dia 2, em Rio Preto. Trata-se de uma mulher de 62 anos que apresentava comorbidades (condições de risco). Com isso sobe para 84 o número de mortes desde o início da pandemia, em março.

Pelos dados percebe-se que está ocorrendo aumento no número de casos de síndrome gripal na população. Do total de casos leves, em média 20% acabam agravando o quadro clínico e evoluindo para a SRAG.

“Um aumento considerável de casos de síndrome gripal, isso vai repercutir na questão de óbitos. Número progressivo de casos de síndrome gripal levando aumento na síndrome respiratória aguda grave. Toda região tem aumento progresso das síndromes gripais”, afirma o assessor especial da Secretária de Saúde, André Baitello.

Houve recorde de pacientes internados na cidade, 258 no total. São 82 pacientes ocupando UTI’s e 176 em enfermarias.

“Estamos preocupados porque estamos aumentando progressivamente. Preocupação em relação a nossa capacidade de atendimento na rede hospitalar. O Hospital de Base é a referência regional, começa a ter preocupação dos leitos. A ocupação que vai trazer um risco falta de leitos”, diz Baitello.

A Santa Casa que é outra referência tem cerca de 90% de ocupação em enfermarias e 80% em UTI.

A boa notícia é que moradores de Rio Preto poderão ser internados no Hospital de Jaci, mantido pelo Lar São Francisco. A medida foi possível devido a uma parceria com o Estado. São 18 novos leitos para atendimento de casos de menor gravidade relacionados a Covid-19. A ampliação de leitos ajuda a desafogar a superlotação da Santa Casa.