Rio Preto tem 86 casos positivos para coronavírus e 48 curados

48 pessoas já se curaram da doença; cirurgias eletivas ainda não tem prazo para serem realizadas

28 de abril de 2020

Rio Preto chega nesta terça-feira, dia 28, aos 86 casos confirmados para coronavírus (Covid-19). São 79 confirmados e outros 7 registros positivos dentro do Projeto Sentinela que realiza testes em pacientes com síndrome gripal leve que anteriormente não vinham passando por exames de detecção da doença.

A cidade tem agora um total de 1.260 registros para a Covid-19, destes 1.081 foram descartados, 100 permanecem em investigação e outras 1.672 pessoas tiveram algum sintoma para síndrome gripal leve.

A faixa etária até 59 anos continua dominando os casos em Rio Preto com 75,95%, na sequencia o grupo de 60 anos e mais com 24,05%.

Outro dado que permanece inalterado é a liderança da região de abrangência do bairro São Francisco que apresenta 11 casos dos 86 já confirmados, líder isolado no ranking. Em segundo aparece o bairro São Deocleciano com 8 casos, e a região Central, Estoril e Santo Antônio com 7 casos cada.

O fato positivo desde o início da pandemia é que até o momento 48 pessoas foram curadas da doença e já encerraram o período de isolamento, o que representa 60,76% dos casos confirmados. São 8 óbitos, número que permanece estável há quase duas semanas indicando que Rio Preto tem uma taxa de letalidade de 10%.

Em relação a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) são 305 notificações na Secretaria de Saúde, sendo que 46 pessoas permanecem internadas, com duas delas confirmadas para coronavírus e 19 internadas em UTI.

A gerente da vigilância epidemiológica de Rio Preto, Andrei Negri, destacou que em breve o município vai receber do governo estadual os testes para detecção do coronavírus.

“Fomos informados que os primeiros testes foram para a cidade de São Paulo que tem o maior número de casos. Nas próximas remessas vai estar enviando para o interior. Não temos no momento a previsão de chegada”, afirma.

O assessor especial da Secretaria de Saúde, André Baitello, deu detalhes sobre atendimentos e cirurgias eletivas neste período de pandemia. Baitello explicou que são cinco unidades que realizam o atendimento exclusivo para pacientes com síndrome gripal: unidades Estoril, Vetorazzo, Solo Sagrado, Anchieta e Lealdadade/Amizade. Para crianças de até 12 anos com sintomas de gripe, o atendimento continua sendo feito no Anexo Faceres, ao lado da UBS Santo Antônio.

Desde o dia 13 de abril outras cinco unidades básicas de saúde que estavam funcionando como centros de referência para atendimento de síndrome gripal voltaram à rotina, ou seja, com os atendimentos para outras demandas. São elas: Santo Antônio, Schimitt, São Deocleciano, Caic e Central.

O serviço exclusivo para casos de síndrome gripal começou no dia 23 de março.

“Os atendimentos nas UBS’s continuam de rotina, consultas, agendamentos e exames estão sendo realizado normalmente. No Centro Médico de Especialidades existe uma oferta diminuída de consultas, mas vem sendo realizado normalmente”, explicou.

Já as cirurgias eletivas no SUS seguem sem previsão de retorno aguardando a evolução dos casos de coronavírus em Rio Preto.

“No privado a orientação é que não retornem o atendimento normal. A situação atual de leitos é confortável com uma taxa de ocupação de UTI de 10 a 15% destinado a questões de síndrome respiratória e Covid”, disse Baitello.

Atualização dos dados coronavírus 28/04

Raphael Ferrari