Rio Preto terá Galpão de Compostagem para gestão de resíduos e apoio à produção de alimentos

Com tecnologia colombiana, equipamento vai processar galhos de podas de árvores e restos alimentares, e transformá-los em adubo orgânico

23 de junho de 2020

O prefeito Edinho Araújo assinou nesta terça-feira (23) a ordem de serviço para construção do Galpão de Compostagem no Centro de Produção e Transferência de Tecnologia Agropecuária – CPTTA.

O aval foi acompanhado pelos secretários de Agricultura e Abastecimento, Pedro Pezzuto; de Obras, Sérgio Issas; pelo chefe de gabinete, Zeca Moreira; pelo engenheiro Humberto Scandiuzzi, da secretaria de Meio Ambiente; e também pelo representante da empresa contratada, Antônio Isqui; e autoriza o início dos trabalhos pela empresa ganhadora do processo licitatório para execução do projeto.

“Com essa iniciativa, vamos completar o ciclo sustentável na produção agrícola no município. Nós temos políticas públicas e projetos que garantem assistência alimentar às famílias vulneráveis, por meio do Banco de Alimentos, temos políticas e projetos de apoio aos pequenos produtores rurais e na produção própria de alimentos. Agora, teremos condições de processar resíduos orgânicos que serão transformados e aplicados na produção de alimentos”, destacou o prefeito.

A obra, financiada pelo Fundo de Desenvolvimento Agropecuário – que é abastecido por receitas da locação do Recinto de Exposições, da prestação de serviços da Patrulha Agrícola e das taxas de permissão de uso do Mercado Municipal, tem custo total de R$246.692,81. Ela será executada pela empresa Madri Iski – Construções Eireli, com conclusão prevista para setembro deste ano.

“O Galpão de Compostagem vai processar galhos resultantes de podas de árvores e também alimentos sem valor nutricional descartados pelo Banco Municipal de Alimentos. O material será transformado em adubo orgânico, que será comercializado aos pequenos produtores locais e da região a preços mais baixos que os de mercado”, detalha Pezzuto, responsável pela gestão do CPTTA.

O Galpão aplicará tecnologia colombiana numa estrutura de 500 m2, que terá capacidade para produzir até 6 toneladas de composto por semana.

“Toda semana vamos conseguir destinar cerca de 12 toneladas de resíduos vindos do Banco, além dos galhos de podas. Ao fim de seis semanas teremos um adubo de qualidade excepcional, além de cumprir com a sustentabilidade do processo”, explica Scandiuzzi.

A secretaria de Agricultura e Abastecimento é responsável pelo investimento e operação do equipamento e tem apoio do SEMAE, na disponibilização da área, da secretaria de Serviços Gerais, que fornecerá a matéria-prima vinda das podas de árvores, e da secretaria de Meio Ambiente, com sua expertise técnica.

Confira, abaixo, como ficará o Galpão de Compostagem.

Centro de Produção e Transferência de Tecnologia Agropecuária

O Centro de Produção e Transferência de Tecnologia Agropecuária – CPTTA é uma importante conquista para São José do Rio Preto. O projeto, que faz parte do Programa Alimenta Rio Preto, visa produzir cinco toneladas de hortifrútis por semana e, assim, suprir 25% da demanda atual do Banco Municipal de Alimentos. Outra missão do projeto é ser referencial em transferência de tecnologia agrícola para pequenos produtores rurais da região.

Instalado numa área de 112 mil m2 (80 mil m2 produtivas) ao lado da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto, o Centro cultiva abobrinha, almeirão, berinjela, beterraba, brócolis, cenoura, couve, milho verde, pepino, repolho, rúcula e vagem.

A grande novidade, no entanto, é a implantação do cultivo de tomates orgânicos em ambiente protegido em 714m2 em estufas. Utilizando tecnologia de ponta, a tecnologia favorece o cultivo de alimentos com qualidade superior e uma produção constante ao longo do ano, independentemente da sazonalidade de safra.

Além disso, conta com uma Horta Hidropônica em 357m2 de estufas, que produzem três mil pés de alface por mês. Há perspectiva de cultivo de abacaxi, mamão e pitaia.

A área em que o CPTTA está instalado foi cedida pelo SeMAE, que também garante o abastecimento com 80 mil litros de água por dia para irrigação das culturas. Lá foram instalados dois poços para armazenamento de água com capacidade de 480 m3 cada, permitindo o bombeamento e melhor administração do recurso.

O Centro integra o eixo de produção do Alimenta Rio Preto, o Programa Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional que reúne as ações de produção e abastecimento alimentar do município do campo à mesa do cidadão.

O Alimenta Rio Preto, por sua vez, está integrado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODSs, da Organização das Nações Unidas (ONU), dos quais São José do Rio Preto é signatário.

Marcella Moreira