Rio Preto ultrapassa a marca de 1 mil infectados para Covid-19

Prefeito Edinho Araújo comentou sobre permanência da cidade na fase 2 do Plano São Paulo de quarentena e o secretário de Saúde Aldenis Borim mostrou preocupação com crescimento de casos

10 de junho de 2020

No momento em que Rio Preto completa nesta quarta-feira, dia 10, 90 dias de pandemia a Secretaria de Saúde informa que a cidade ultrapassou a marca de mil casos positivos para coronavírus (Covid-19). São 1.042 pessoas infectadas pela doença, aumento de 63 novos casos apenas nas últimas 24 horas.

Do universo de infectados 31 pessoas morreram, 620 pessoas já estão recuperadas, 223 contaminados atuam na área da saúde e outras 181 pessoas apresentaram a síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Agora o coeficiente de incidência em Rio Preto é de 226 casos para cada 100 mil habitantes.

O que chama a atenção nos números apresentados nos últimos dias é o crescimento tanto dos casos positivos para coronavírus, como para casos relacionados a internações por problemas relacionados a SRAG.

Somente com os registros da SRAG dos residentes em Rio Preto, 928 no total, 251 deles foram verificados nos últimos 14 dias (27%). Hoje são 155 pessoas internadas (58 em UTI e 97 em Enfermaria), o que representa ocupação de 49% dos leitos de UTI em Rio Preto. Já a enfermaria com 37% da capacidade total ocupada.

“É um sinal de alarme porque o epicentro da Covid está migrando para o interior. Com essa migração há uma tendência de o número de casos aumentar. É uma preocupação sim. O Estado tem nos ajudado e prometido que poderão ampliar o número de leitos”, afirma o secretário de Saúde Aldenis Borim, responsável por divulgar os dados atualizados desta quarta-feira.

Em relação ao curso obrigatório de EAD para comerciantes e empresários com orientação e informações para fucionamento dos estabelecimentos, 5.636 empresas já se cadastraram até o momento. Foram 3.024 certificados emitidos o que garante o funcionamento regular do comércio.

Rio Preto: fase 2

O Governador João Doria apresentou nesta quarta-feira a segunda atualização do Plano São Paulo para acompanhamento da evolução da pandemia em todo o estado. A nova fase da quarentena vai vigorar do dia 15 até o dia 28 de junho. A região de Rio Preto, apesar do aumento do número de casos, permanece na fase 2 – laranja.

Nesta fase é permitido o funcionamento do comércio não essencial por quatro horas, a abertura de shoppings centers e galerias, com restrições e o funcionamento de escritórios e serviços, respeitadas todas as regras exigidas pelo comitê gestor.

Os salões de beleza e as academias continuam proibidos na fase 2 (laranja), porém será permitido o atendimento em domicílio respeitando as regras determinadas na deliberação.

Indústria e construção civil continuam com funcionamento normal em todo o estado.

O prefeito Edinho Araújo participou da transmissão ao vivo sobre a atualização dos casos de coroanvírus na cidade e comentou sobre a decisão do governo do Estado de São Paulo. Edinho disse que havia a expectativa de avançar para a fase amarela e com isso flexibilizar novas atividades comerciais, dando mais fôlego para a economia. No entanto, segundo o prefeito, foi verificado maior circulação de pessoas nas ruas nos últimas 10 dias e, com isso, maior circulação do vírus e consequente aumento dos casos positivos.

“Em Rio Preto não estamos livres de um retrocesso, porque o novo pico da epidemia é o interior neste momento. Nossa luta continua para ser salvar vidas e precisamos muito da colaboração de todos mantendo o isolamento. Evitando aglomerações de qualquer natureza”, cobrou Edinho.

O prefeito destacou que todas as Prefeituras têm lidado com os problemas econômicos por que passa a população devido as restrições do comercio em decorrência do isolamento social. No entanto, afirma que com o apoio da ciência e o trabalho dos profissionais da saúde a crise será superada.

“O vírus começa a ter cara neste momento. Começamos ter notícias de contaminação de um parente, um amigo, um vizinho. Só superaremos a ameaça do coronavírus com o apoio da ciência, do trabalho abnegado dos profissionais de saúde que estão na linha de frente, e com a colaboração de todos. Por favor fiquem em casa”, disse.

De acordo com o Estado, apesar do aumento da capacidade de atendimento hospitalar, os novos índices semanais de avanço do coronavírus aumentaram o alerta em praticamente todo o interior paulista. A nova classificação anunciada nesta quarta entra em vigor a partir da próxima segunda-feira, 15.

Atualização dos dados coronavírus 10/06

Raphael Ferrari