Saúde promove campanha de conscientização sobre o autismo

Objetivo é promover a troca de informações sobre a doença, por meio de cursos, oficinas e palestras

2 de abril de 2019

A Secretaria de Saúde de Rio Preto inicia nesta terça-feira, 2 de abril, dia mundial de conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a campanha que tem como objetivo promover a troca de informações sobre a doença, por meio de cursos, oficinas e palestras.

Em Rio Preto, as atividades vão ocorrer durante todo o mês e serão voltadas a profissionais e estudantes da saúde, professores, familiares de pacientes com autismo, socioeducandos da Fundação Casa e público geral.

No dia 30, a professora doutora Maria Carolina Correa Martone, do curso de pós-graduação em Educação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, da Ufscar, ministra palestra pública na Acirp com o tema “Autismo: do diagnóstico ao tratamento”. O encontro será às 19h30 e é aberto ao público.

Transtorno do Espectro Autista (TEA)
O autismo é um transtorno de desenvolvimento que afeta principalmente as áreas de comunicação e interação social. “São crianças que têm dificuldades em se comunicar e se relacionar e uma coisa implica a outra. O terceiro pilar para o diagnóstico do autismo são os comportamentos repetitivos ou estereotipados”, explica a psiquiatra e gerente de saúde mental da Atenção Básica do município, Simone Secco.

Os primeiros sintomas do autismo aparecem nos três primeiros anos de vida. Por isso, é importante que os responsáveis fiquem atentos para obter o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento. “É importante que desde cedo se perceba que a criança está com desvio no desenvolvimento e comece a intervenção, com tratamentos multidisciplinares e medicamentos. Assim, o prognóstico é muito melhor”, completa.
Estudiosos da área estimam que hoje, cerca de 1% da população tenha autismo, sendo que os casos mais graves correspondem a 10%, do total. Em Rio Preto, os dados correspondem a aproximadamente 4.500 pessoas com o TEA.

Tratamento pela rede municipal de saúde
A rede municipal de saúde oferece acompanhamento e tratamento totalmente gratuitos para casos de atraso no desenvolvimento, e autismo, nas unidades básicas de saúde, no Centro Especializado de Reabilitação (CER), e nos Centros de Atenção Psicossociais Infantis (CAPS-Infantil).

Pela Educação, o município conta com o Centro de Convivência e Educação Municipal do Autista “Maria Lucia de Oliveira” (CEMA), que atende 43 educandos, com ações que visam ao desenvolvimento global das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, proporcionando melhoria na qualidade de vida.

Além disso, a Secretaria de Educação trabalha pela inclusão nas escolas municipais, que atualmente têm 159 alunos com TEA. Eles frequentam as aulas em sala regular e têm atividades no contraturno por meio dos Núcleos de Atendimento Educacional Especializado (NAEE), que contam com 40 professores atuantes em salas de recursos multifuncionais.

Programação
10/4: Caravana acadêmica “Autismo e Transtornos do neurodesenvolvimento”, das 9h às 10h, na Famerp, com o psiquiatra José Robson Samara Júnior. Clique para se inscrever.
15/4: Caravana acadêmica “Autismo e Transtornos do neurodesenvolvimento”, das 19h às 21h, na Famerp, com a psiquiatra e gerente de saúde mental da Atenção Básica do município, Simone Secco.
15/4: Palestra: “Autismo: o que é?”, das 14h30 às 16h, na Fundação Casa, com a psiquiatra e gerente de saúde mental da Atenção Básica do município, Simone Secco, e as mães Vera Rezende e Erci Bonini.
23/4: Palestra: “A importância da família no tratamento do autista adulto”, das 9h às 10h, no CAPS II Sul, com a psiquiatra e gerente de saúde mental da Atenção Básica do município, Simone Secco.
26/4: Simpósio: “Autismo e transtornos no neurodesenvolvimento”, das 13h30 às 17h, na Acirp, com profissionais da rede municipal de saúde. Clique para se inscrever.
30/4: Palestra: “Autismo: do diagnóstico ao tratamento”, das 19h30 às 21h, na Acirp, com a profª. drª. Maria Carolina Correa Martone – analista do comportamento, coordenadora da Fundação Panda em Ribeirão Preto e Fundadora sócia do grupo TEAM.

Letícia Greco