Secretaria de Assistência Social debate os ODS com equipe de trabalho

A ideia é fazer multiplicadores entre funcionários municipais

26 de março de 2019

Nesta segunda-feira, 25/3, a secretária interina Patricia Lisboa, da Assistência Social (Semas), reuniu-se com chefes de departamentos da sua pasta para debater os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O objetivo do encontro de trabalho foi demonstrar as ações executadas, os resultados e diagnóstico realizados sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente para que os responsáveis por departamentos da Semas conheçam, sensibilizem, entendam, divulguem e multipliquem o tema aos funcionários da pasta.

“Considerando a importância do tema e o trabalho integrado, é preciso incluir os servidores para entender o que já fazemos e que esteja relacionado às metas dos 17 objetivos, bem como planejar estrategicamente futuras ações,” afirma Patrícia Lisboa.
Buscando alinhar as ações e atividades realizadas pela Semas aos ODS, a secretária sugeriu a formação de um grupo de trabalho com servidores dos Departamentos de Orçamento, Transferência de Recursos, Gestão do Trabalho, Proteção Social Básica e Especial, Vigilância Socioassistencial. Esse grupo, em conjunto com a secretária, fará a extração e análise das metas e indicadores de cada um dos 17 objetivos, estabelecendo a correlação com as ações já executadas pela Semas.

O Brasil aderiu à agenda global para o desenvolvimento sustentável em setembro de 2015, a ser desenvolvida até 2030. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
(ODS) procuram obter avanços nas metas não alcançadas e agregam outras dimensões do desenvolvimento, como o crescimento econômico, o fim da pobreza e da fome e a preservação ambiental, entre outras.