Secretaria de Cultura realiza capacitação de instrutores de Núcleos de Artes e Cultura

Projeto integrado entre os Núcleos vai se inspirar na obra de Dinorath do Valle; proposta vai resultar em trabalhos artísticos que homenageiem a artista e os 50 anos da Casa de Cultura

4 de fevereiro de 2019

Numa imersão de dez dias, os instrutores dos oito Núcleos de Artes e Cultura mantidos pela Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, participaram de um planejamento pedagógico com o propósito de ampliar os conhecimentos nas ferramentas de ensino e desenvolverem uma reflexão crítica sobre seu papel de agente de desenvolvimento cultural, instrumentalizado pela linguagem artística. O trabalho aconteceu durante o mês de janeiro, no Complexo Swift e reuniu profissionais de diversas formações. “Os temas abordados foram discutidos e definidos de acordo com essas demandas e os palestrantes convidados à partir de suas formações e experiências nos temas. A valorização do instrutor e a responsabilidade de fornecer subsídios consistentes e reflexivos aos instrutores são a missão primordial da gestão da Cultura”, explicou a assessora da Secretaria de Cultura, Talita Carvalho.

O tema escolhido para nortear o trabalho que permeará o projeto tranversal entre os núcleos, homenageará e se inspirará na escritora rio-pretense Dinorath do Valle, fundadora da Casa de Cultura que leva seu nome e que completou 50 anos de existência como território de vivência, troca, aprendizado e resistência das artes na cidade. “Resgatar Dinorath é oferecer a população toda sua obra criando novos multiplicadores de cultura”, completou Talita.

O Planejamento foi desenvolvido pela Doutora em Educação, Arte e História da Cultura, Marcia Cristina Polacchini de Oliveira.

A Pedagoga, arte educadora e professora de teatro, Reni Aparecida Antonio Trombi Bulgarelli abordou a Didática e Prática de Ensino; já Allan Imianowsky ministrou Arte e Educação.

A assessora de Cultura que é psicóloga, especialista em: Psicologia da Saúde, Políticas Públicas e Direitos Humanos, Direito Homoafetivo e de Gênero trabalhou com o grupo Ética, Cidadania e Políticas Públicas de Cultura. A Doutoranda em Artes (UnB) e Mestre em Artes (Unesp), Maria de Lourdes Sousa Fabro abordou Estética e Moema Kuyumjian trouxe para o grupo a trajetória pessoal de Dinorath do Valle e diretrizes para um planejamento anual.

Romildo Sant’Anna, profundo conhecedor da obra de Dinorath do Valle também participou desta etapa do projeto e do planejamento anual. Foi ainda apresentada a filmografia de Fernando Belens e Dinorath do Valle com debate e planejamento.

Josy de Sá