Secretaria de Trânsito lança Infotrans do município

Levantamento permite detalhar dados sobre acidentes com vítimas ocorridos nas vias públicas da cidade

31 de janeiro de 2019

A Secretaria de Trânsito, Transportes e Segurança de Rio Preto (SMTTS) lançou nesta quinta-feira, dia 31, o Infotrans – levantamento de dados estatísticos detalhados sobre acidentes de trânsito ocorridos no município.

O primeiro relatório traz informações sobre as ocorrências do mês de dezembro passado e, a partir de agora, a divulgação será mensal – sempre no último dia útil de cada mês com informações compiladas até o mês anterior.

“Esses dados estatísticos já existem no nosso sistema e são utilizados pela engenharia. O que estamos fazendo agora é juntar isso de forma ainda mais organizada e com metodologia que permite verificar as evoluções mês a mês. Com isso, direcionaremos as ações ainda mais”, explica o engenheiro da SMTTS, Pedro Romeiro.

O Infotrans traz a discriminação dos índices de acidentes com vítimas por tipo (atropelamento, colisões e queda de moto), por sexo das vítimas, gravidade, horário da ocorrência e dias ocorridos (do mês e da semana). No final, o relatório aponta as conclusões estatísticas com base nos dados levantados durante aquele mês.

O levantamento servirá de complemento para o InfoSiga, estudo estatístico realizado mensalmente pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito em nível estadual, com recortes por município. Os dados, neste caso, são referentes apenas aos óbitos ocorridos nas vias urbanas e rodovias que cortam a cidade.

Na próxima semana, os dados estarão disponíveis também para consulta na página da SMTTS no portal da Prefeitura (www.riopreto.sp.gov.br).