Semae disponibiliza a conta de água e esgoto por e-mail

Nessa primeira fase de implantação do serviço, a adesão deverá ser feita pelo proprietário do imóvel

21 de fevereiro de 2019

A partir desta sexta-feira (22/2), o Semae – Serviço Municipal de Água e Esgoto de Rio Preto passa a disponibilizar para seus usuários a fatura digital. Isso significa que a partir de agora quem quiser poderá receber a conta de água e esgoto por e-mail, ou seja, no seu endereço eletrônico. Para utilizar o benefício basta acessar o Portal da Cidadão e fazer a adesão ou procurar os postos de atendimento no Poupatempo e Ganha Tempo.

Nessa primeira fase de implantação do serviço, a adesão deverá ser feita pelo proprietário do imóvel. O titular do cadastro é responsável por manter o endereço eletrônico atualizado e apto a receber a fatura. Ele fica obrigado a quitar a fatura até o vencimento para evitar cortes.

Atualmente, o Semae emite 169.317 faturas. “A nossa expectativa é de 30% de adesão à fatura digital, algo em torno de 50 mil faturas”, informou Leandro Freitas, chefe de divisão de Medição e Faturamento. Ainda segundo ele, o consumidor será comunicado por SMS da disponibilidade fatura por e-mail. “O nosso objetivo é facilitar o pagamento. No caso dos imóveis fechados, por exemplo, o proprietário não precisará mais ir até o endereço para pegar a conta.”

Uma das vantagens da fatura digital é a preservação ambiental. A conta deixa de ser impressa no papel mensalmente. “O meio ambiente é uma das nossas grandes preocupações. O Semae desenvolve uma série de iniciativas, como plantio de árvores, tratamento de esgoto e recuperação da matas ciliares. A partir de agora, soma-se a fatura digital. Além disso, a autarquia moderniza o seu atendimento com o uso da internet”, explica Leandro Freitas.