Semana do Meio Ambiente segue com ações diversificadas

Palestra sobre podas, plantio na Floresta do Noroeste Paulista e exposições sobre ODS, PMVA e Animais da represa estão entre atrações

3 de junho de 2019

As ações da XII Semana Integrada do Meio Ambiente (Sima) reuniram centenas de pessoas em diversas atividades de cunho ambiental, sustentável e ecológico.

A Semana é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo e parceiros. Algumas atividades, como o Tem Mais Verde, que foi realizado no último sábado em parceria com a TV Tem tem a participação igualitária de diversas secretarias, órgãos municipais, empresas públicas e autarquia: Meio Ambiente e Urbanismo; Cultura; dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia; Assistência Social; Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo; Agricultura e Abastecimento; Habitação; Educação; Esporte e Lazer; Trabalho e Emprego; Trânsito, Transportes e Segurança, além de Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Emcop, Fundo Social e Semae.

As ações da Sima começaram na sexta, dia 31, com o 1º Seminário de Direito Ambiental (22ª Subseção OAB/SP). O tema central foi “Do Processo Administrativo Ambiental e a Responsabilidade Civil em face no Rompimento de Barragens”, que teve como palestrantes Major Olivaldi Alves Borges de Azevedo, Dr. Sérgio Clementino; Dr. Henry Atique, Dra. Marina Monné de Oliveira e Dr. Rafael Azeredo de Oliveira. A mesa foi composta por Dr. Marcelo Henrique (presidente da 22ª Subseção OAB/SP); Kátia Regina Penteado (Secretária do Meio Ambiente de Rio Preto); Dr. Rafael Azeredo de Oliveira (Coordenador da Comissão de Meio Ambiente – 22ª Subseção) e Dr. Matheus Capelini Guerra (Vice Coordenador da Comissão de Meio Ambiente – 22ª Subseção).

A abertura oficial da Sima foi no sábado, dia 1º durante o Tem Mais Verde, que este ano foi realizado na Avenida Antônio Antunes Júnior, esquina com a Rua Manoel Del Arco, próximo ao Shopping Cidade Norte- Alto das Andorinhas

O evento contou com mini Cidade do Trânsito; arrecadação de alimentos; serviços na área de saúde; atividades físicas e recreativas; plantio e doação de mudas de árvores além de várias apresentações artísticas e culturais e prestação de serviços da Prefeitura de forma geral.

No domingo, dia 2, foi realizado o Domingo no Parque “Walter Spotti”. Diversas atividades reuniram cerca de 500 pessoas: pedal Ecológico com coleta de resíduos pelo caminho, saindo do Parque e percorrendo a Estrada da Matinha e chegada ao Parque; café da Manhã colaborativo – reunindo os participantes, recepção das autoridades e público; Soltura de Aves Com A Polícia Ambiental, caminhada e trilha monitorada pelo local onde foi possível identificar as espécies, plantadas e em crescimento; plantio no Parque liderado pelo Instituto Mudar – “Muda que a cidade Muda”; plantio de forrageiras, manutenção de condução das mudas e oficina para confecção das placas de sinalização e ainda aula de yoga.

Nesta segunda, dia 3 está acontecendo o 1º Fórum Regional da Água – Do Rio Grande ao Rio Preto, entre as 8 e 18h. O encontro acontece no Auditório “C” da Unesp – Rua Cristóvão Colombo, 2265 – Jardim Nazareth. Confira a programação completa.

Josy Mariano de Sá

PROGRAMAÇÃO SEMANA DO MEIO AMBIENTE – SIMA 2019
Dia 04/06 – Terça-feira
Palestra Sobre Princípios de Podas em Árvores Urbanas
Palestrante: José Walter Figueiredo Silva – Coordenador do Programa Município VerdeAzul
Público: Técnicos da área, podadores, ambientalista
Local: Auditório A da Unesp (Rua Cristóvão Colombo, 2265 – Jardim Nazareth)
Inscrição: http://twixar.me/s80n

Dia 04/06 – Terça-feira
Plantio de Árvores na Floresta do Noroeste Paulista
Início do plantio de 106 mil árvores, para cumprimento dos TCRA (Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental) da Prefeitura
Local: Floresta Estadual do Noroeste Paulista – ponto de encontro no Parque Tecnológico

DIA 05/06 – Quarta-feira
Um Dia no Zoo – Inauguração do Recinto de Imersão de Passeriformes e outras atividades
Local: Zoológico Municipal – Rua José Deguer s/n° – Jardim Nazareth

Dia 07/06 -Sexta-Feira
Projeto Pomar Dignidade
Local: Projetada 4, área verde, próximo a rotatória 1, bairro Dignidade

Dia 08/06 -Sábado
Dia do Meio Ambiente Unimed – Projeto Viver Bem
A Unimed Rio Preto em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emcop, Secretaria de Saúde, Secretaria de Meio Ambiente e Etec, irá realizar no bairro Solidariedade -Projeto Viver Bem uma ação conjunta para toda população em comemoração a Semana Intergrada do Meio Ambiente.
Horário: 08h às 12h
Local: Av. Esmeraldo Carolino – Espaço Viver Bem Solidariedade
Ocorrerão diversas atividades no local como: Contação de História; Teatro de Palhaços; Artesanato; 20 bicicletas da Unimed que ficarão disponíveis para munícipes passearem ao entorno do bairro; Bicicletas que produzem suco; Aula de pilates; Mesa de frutas; Ações de Saúde; Dentista; Aferição de pressão arterial e teste de glicemia; Plantio de árvores; orientação financeira para as famílias entre outros.

EXPOSIÇÕES
Exposições Meio Ambiente e Sustentabilidade no Riopreto Shopping:
-ODS (Objetivos De Desenvolvimento Sustentável da ONU
-Fauna da Represa Municipal
– Rio Preto: 1º Lugar no Programa Município Verdeazul
E ainda: Oficinas sobre ações sustentáveis e Meio Ambiente para as crianças.

Dia: 05 a 09 de junho
Horário: 10h às 22h
Local: RioPreto Shopping – Av. Brigadeiro Faria Lima, 6363 – Jardim Morumbi
Exposição sobre Projetos de Educação Ambiental