SEMAS realiza capacitação sobre “Vigilância de Violências”

A ação faz parte do processo continuado de formação das equipes de profissionais dos CRAS e CREAS

13 de junho de 2018

A Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, realiza nesta quinta-feira (14/06), a segunda etapa da oficina ‘Vigilância de Violências’, para profissionais dos Serviços de Proteções Sociais Básica e Especial da rede municipal.

O encontro acontece, às 17 horas, na sede do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS São Deocleciano e tem a participação dos coordenadores dos 13 CRAS do e dos Centros de Especialidades de Assistência Social – CREAS.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Maria Silvia Bastos Fernandes, a ação faz parte do processo continuado de formação das equipes dos CRAS e CREAS.

“As oficinas visam à qualificação dos profissionais para notificação dos casos de violência interpessoal e/ou autoprovocada, que muitas vezes chegam até os trabalhadores da Assistência”, explica a secretária.

Maria Silvia reforça ainda que, a capacitação possibilitará a construção do fluxo de atendimento e articulação com outras áreas setoriais para atendimento do usuário com direitos violados.

No total, serão quatro encontros com a presença Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica

O tema ‘Vigilância de Violências’ foi dividido em quatro encontros. O primeiro, realizado no dia 7 de junho, abordou “Sensibilização sobre o tema”. O desta quinta (14), será ‘Discussão dos casos de negligência e violência física’. No dia 21 de junho, será oficina ”Discussão dos casos de violência autoprovocada”. E, no dia 28 de junho, o tema de encerramento será “Discussão dos casos de violência sexual”.

Mara Luíza Alves dos Santos