Sociedade rio-pretense deve participar de audiência sobre IFSP em Rio Preto

Segunda audiência pública será realizada na quinta-feira (10) para discutir eixos tecnológicos que influenciarão as próximas três décadas do ensino na região

7 de maio de 2018

A 2ª audiência pública para instalação do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em São José do Rio Preto será realizada na próxima quinta-feira, dia 10, no 9º andar da Prefeitura. Após a audiência inaugural, realizada em 3 de abril, com a presença do pró-reitor de ensino, Reginaldo Vitor Pereira, a fase agora é de discutir os eixos tecnológicos a ser desenvolvidos no campus.

Cerca de 200 pessoas participaram da 1ª audiência

“Começaremos a analisar e discutir os dados colhidos pela nossa pró-reitoria sobre o município e a região. A partir desse estudo socioeconômico, somado aos anseios da população apresentados nas audiências, então construiremos juntos os eixos que serão implantados e seus respectivos cursos. Nesse momento, tudo é possível”, explica o pró-reitor de administração, Silmário Santos.

A escolha dos eixos é uma decisão coletiva e de grande importância, uma vez que delimitará a estratégia do IFSP de Rio Preto para as próximas três décadas. “Quando montamos um campus dessa magnitude, prevemos um quadro administrativo e técnico compatível com essas escolhas. Uma vez contratados os profissionais para compor a equipe, eles vão desenvolver suas carreiras ao longo, aproximadamente, dos próximos 30 anos”, afirma Santos. “Ou seja, a comunidade precisa estar ciente dessa discussão e acertar nessa escolha”, conclui.

A instalação do Instituto é sinônimo de educação gratuita e de qualidade. Consequentemente, de progresso para toda a região. “É mais oferta de ensino gratuito e de qualidade, que é revertido para economia regional. São cursos técnicos, de licenciatura, principalmente nas áreas de ciências e matemática, tecnologias, engenharias e pós-graduação, com mestrado e doutorado”, adianta o pró-reitor.

Sobre o IFSP
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – é uma autarquia federal de ensino. Fundada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, é reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade. O IFSP é organizado em diversos câmpus e possui mais de 40 mil alunos matriculados nas 37 unidades distribuídas pelo Estado de São Paulo.

2ª Audiência Pública do IFSP Rio Preto
Data: quinta-feira,10 de maio de 2018
Hora: 18h
Local: Auditório do 9º Andar da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto (Av. Alberto Andaló, 3030)