Tomografia computadorizada já funciona no Hospital Dia

A partir de maio, o Hospital Dia começa a agendar cerca de 40 exames por dia, ampliando a oferta mensal em 500%

23 de abril de 2019
Hospital Dia - Tomógrafo. 23/04/19. Foto: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto.

A sala de tomografia do Hospital Dia/Centro de Diagnóstico foi inaugurada no dia 15 de abril, com agendamento de exames para o dia seguinte, 16 de abril. Nesta primeira semana de funcionamento, a equipe da Cannon – empresa fornecedora do aparelho – está acompanhando os profissionais do setor para capacitá-los quanto ao manuseio adequado do equipamento.

Nesta terça-feira, 23 de abril, Inon de Lima, de 58 anos, foi o primeiro paciente a fazer a tomografia. Com problemas na próstata, procurou a Unidade Básica de Saúde Jardim Americano e foi encaminhado ao Centro Médico de Especialidades, onde se consultou com o urologista. Cerca de 10 dias depois foi chamado para fazer o exame. “Saio daqui muito satisfeito, pois fui muito bem atendido não só aqui como em todos os lugares por onde passei”, afirmou.

Hospital Dia – Tomógrafo. 23/04/19. Na foto, o paciente Inon de Lima após o exame. Foto: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto.

O aposentado Benedito Pimenta, de 66 anos, também fez a tomografia nesta terça-feira, por conta de problemas no rim. Há dez anos fez uma cirurgia para retirada de pedras no órgão e, desde então, é acompanhado pela rede pública de saúde de Rio Preto. Assim como Inon, passou pela unidade de saúde e pelo Centro Médico. Ele aguardava o exame desde novembro. “O atendimento fica melhor a cada ano. Para mim, foi muito bom”, disse.

Hospital Dia – Tomógrafo. 23/04/19. Na imagem, o paciente Benedito Pimenta após o exame. Foto: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto.

Tomógrafo computadorizado

O aparelho adquirido pelo município possui tecnologia de ponta e é utilizado para investigar nódulos ou tumores, além de fornecer imagens precisas de vasos pulmonares e cerebrais. O método de detecção de imagens pode ser elencado com mais de 40 variações diagnósticas a fim de analisar inúmeras estruturas corporais, além de ser utilizado como suporte durante diversos procedimentos invasivos. Pode-se realizar o exame com ou sem contraste, com foco em áreas específicas do corpo.

Investimento

O investimento para a aquisição do tomógrafo computadorizado foi de R$ 1.366.613,21, com recursos do município. O valor inclui garantia e assistência técnica especializada por 36 meses. Foi necessário também promover alterações físicas na sala de exames, para atender aos critérios da Canon, o que incluiu execução de novos revestimentos nas paredes e pisos, colocação de barreira/blindagem, novas instalações elétricas e instalação de aparelhos de ar condicionado com controle de temperatura e umidade.
Para atender a nova demanda, a prefeitura contratou três biomédicos, um técnico de enfermagem e uma enfermeira para trabalharem exclusivamente na realização dos exames, além de ampliar a carga horária dos médicos radiologistas.

Oferta e demanda

O município possui uma demanda reprimida de 1.900 exames de tomografia computadorizada. Até a aquisição do tomógrafo, a Santa Casa era o único prestador de serviços, realizando em média 200 exames mensais. A partir de maio, o Hospital Dia começa a agendar cerca de 40 exames por dia, ampliando a oferta mensal em 500%.

Letícia Greco