Trabalho e Desenvolvimento somam forças para capacitar recém-formados

Inscrições para cursos de Empreendedor em Pequenos Negócios, Pintor e Jardineiro terminam terça-feira

24 de junho de 2019

A Secretaria do Trabalho e do Emprego de Rio Preto realizou nesta segunda-feira (24) a entrega dos certificados aos alunos do curso de pintura residencial, que participaram da capacitação ao longo o mês de junho. A conclusão foi marcada por uma importante parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios do Turismo, que promoveu palestra sobre empreendedorismo e acesso a crédito a juros baixos para investimento em negócio próprio.

“Sempre que os cursos profissionalizantes promovidos pela Prefeitura tiverem a possibilidade de serem aplicados no contexto do empreendimento, vamos promover esse tipo de iniciativa. Diante dos desafios do mercado de trabalho, é preciso buscar novas oportunidades”, comenta o assessor da Secretaria do Trabalho e Emprego Marcelo Arantes.

É justamente do ponto sobre ver possibilidades em momentos de dificuldades que parte a palestra do agente de empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento, Lucas Chagas: “Nosso intuito é apresentar aos formandos os meios e as vantagens de formalização do trabalho autônomo, as possibilidades empreendedoras e as facilidades de crédito por meio do Banco do Povo, que um parceiro para novos negócios”, explica.

Alisson dos Santos está prestes a completar 21 anos e, apesar da experiência profissional na área de metalurgia, decidiu apostar na pintura residencial. “Estou saindo muito satisfeito com um curso que pegou quem não tinha conhecimento e agora faz o trabalho com competência. Sou dos que vai abrir empresa e oferecer aos clientes a segurança de um contrato, da nota fiscal, além de garantir meus direitos previdenciários”, conta entusiasmado.

Outro que já está colocando em prática novos planos profissionais é o argentino Raul Marcelo, 50, que vive no Brasil há duas décadas. “Estou buscando diferenciais na prestação de serviço de pintura e usando conhecimentos de divulgação do trabalho, como páginas em redes sociais, distribuição de propaganda impressa e parcerias”, partilha.

Junto a outros colegas de curso, o hermano está formando uma rede de apoio para compartilhamento de trabalho entre eles.

Semelhantemente ao evento de hoje, na semana passada, a Prefeitura de Rio Preto realizou a entrega de certificados dos participantes do curso de gesseiro, que também receberam orientações quanto às opções na área de Micro Empreendedor Individual, crédito de Banco do Povo e outras informações relacionadas.

Inscrições terminam dia 25
Terminam nesta terça-feira (25) os prazos para inscrições nos novos cursos realizados pela Secretaria do Trabalho e Emprego de Rio Preto, em parceria com o Senac-SP e a Etec Philadelpho Gouvêa Netto, sendo eles: Empreendedor em Pequenos Negócios, Pintor Residencial – turma II e Jardineiro.

Interessados devem fazer cadastro no site www.riopreto.sp.gov.br/balcaoempregos, no link “inscrições em cursos”, ou ir pessoalmente à sede da Secretaria, que fica na rua Ondina, 216, perto da Igreja da Redentora, ou à Praça Laranja do Poupatempo. Mais informações poder ser obtidas por meio do telefone 3211 4950.

Cursos com inscrições abertas
Empreendedor em Pequenos Negócios: 30 vagas
Inscrições até 25/6 – Realização de 25/6 a 6/9

Pintor Residencial – turma II: 20 vagas