Complexo de Reciclagem recebe primeira visita depois de reforma

Alunos dos cursos de pós-graduação da USP e engenheiros do Paraguai são os primeiros visitantes

12 de junho de 2019

Pouco menos de um mês da entrega de novos equipamentos de britagem, o Complexo de Reciclagem Municipal inaugura a restauração do “Caminho Ecológico” e volta a receber visitas.

A visita técnica contou com a participação de 20 estudantes dos cursos de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP), além 10 engenheiros vindos do Paraguai.

“Essa visita é muito importante para nós, principalmente para mim que estou produzindo a tese de doutorado. Mostra o quão essencial é o gerenciamento do resíduo, porque qualquer estudo de um novo tipo de produto final é necessário para a separação correta e qualidade elevada”, explica Cléber Leal, doutorando do curso de engenharia da USP.

Rio Preto é uma das poucas cidades no Brasil que fazem esse tipo de recolhimento de entulho e resíduos de construção civil e demolição, triturando posteriormente para reutilização, o chamado “metabolismo circular”.

“Temos 18 pontos de apoio espalhados pela cidade, e a partir do momento que realizamos o recolhimento do material, trazemos para cá, na usina de reciclagem, e já preparamos tudo para separação correta de cada material. A nossa usina chega a triturar 40 toneladas/hora de material, transformando entulho em pedrisco, guias, sarjetas, bancos de praças, tampas de bocas de lobo, mesas, filetes, tubos entre outros produtos, que são utilizados pela própria Prefeitura”, explica Humberto Scandiuzzi, assessor da secretaria de Meio Ambiente.

Visitas Técnicas

Depois da reforma geral no complexo de reciclagem, esta foi a primeira visita realizada, sendo que outras já estão agendadas.

O secretário de Serviços Gerais, Ulisses Ramalho, comenta que diversas universidades e escolas visitam a usina de reciclagem de Rio Preto.“Nossa usina é modelo e por isso atrai estudantes do curso de engenharia a fim de conhecer o processo de transformação dos resíduos de construção civil em novas peças que a Prefeitura utiliza em obras e áreas públicas.”

“Hoje, inauguramos a restauração do caminho ecológico, que leva os visitantes de uma forma mais tranquila a todas as etapas de processamento dos materiais e resíduos. Já estamos com a agenda a todo vapor com visitas de colégios e faculdades, querendo conhecer como tudo funciona”, detalha Vinícius Vitérbo, gerente do complexo.

O professor da turma, doutor Valdir Schalc, também  afirma a importância desse tipo de visita para o aprendizado e assimilação do tema.“A visita proporciona aos alunos enxergarem na prática o que vemos teoricamente dentro de sala de aula, além disso, abre o pensamento, fomentando novas formas de pesquisa para melhoramentos de processos entre outras coisas”.

Os universitários e os engenheiros paraguaios também foram recepcionados pelo prefeito Edinho Araújo em seu gabinete no final da tarde.

Informações para a imprensa:

Daiane Fontaneli

dfontaneli@riopreto.sp.gov.br

Rádio Educativa FM | 3223-3209 . 3223-0489 . 3223-7556

Secretaria de Comunicação | 3203-1214

https://www.riopreto.sp.gov.br/imprensa