Viveiro Itinerante circula no aniversário de Rio Preto

Distribuição de mudas começa no Centro Regional de Eventos no dia 19 e acontecerá em UBSs das 10 macrorregiões

14 de março de 2019

O Projeto Viveiro Itinerante, da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo está de volta e circula pela cidade distribuindo mudas a partir do dia 19 de março, aniversário de Rio Preto até o dia 1.º de abril.

Com o intuito de contribuir com o aumento da arborização urbana em São José do Rio Preto, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo criou, no ano passado, o Projeto Viveiro Itinerante. Por meio dele, um caminhão da Secretaria de Meio Ambiente leva, em pontos fixos de cada uma das dez macrorregiões do município, mudas de árvores do Viveiro Municipal para serem distribuídas aos munícipes, gratuitamente. Técnicos também ficam disponíveis para esclarecer dúvidas sobre os cuidados com as plantas.

Nesta rodada, o primeiro dia do projeto será durante ação em comemoração ao aniversário de Rio Preto promovido pela Prefeitura e diversas secretarias no Centro Regional de Eventos das 8 às 12h. Nos demais dias, será realizada a distribuição de mudas do Viveiro Municipal entre as dez macrorregiões do município (veja calendário abaixo). Foram escolhidos 10 pontos de alto fluxo populacional, no caso desta edição, as UBSs que serão previamente informadas sobre as datas para que possam realizar a divulgação aos seus públicos. Os munícipes interessados devem comparecer ao local de distribuição com documento pessoal e comprovante de residência para o preenchimento do formulário e a retirada das mudas, tutores de madeira, fitilho de algodão para amarração, composto orgânico para adubação e toda a orientação técnica necessária para escolher a espécie mais adequada para o local onde pretende efetuar o plantio.

Importância da ação

De acordo com o último levantamento arbóreo, realizado no ano de 2015, a estimativa da quantidade de árvores na cidade é de aproximadamente 250 mil unidades. No mesmo ano foi realizado o levantamento por satélite, da projeção de copa de árvores (área coberta com as copas, gerando sombra) no perímetro urbano da cidade. Observou-se que 18,57% da área urbana é coberta pela projeção das copas das árvores. A Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo e todas as demais Secretarias ligadas ao plantio e manutenção de árvores, buscam atingir 20% de cobertura até 2020, nível recomendado pelo Programa Município VerdeAzul (PMVA), do qual Rio Preto é a atual ocupante do primeiro lugar no ranking. Para atingir tal percentual, pelo menos mais 20 mil árvores precisam ser estabelecidas (não somente plantadas), além de se reduzir as ocorrências de podas drásticas, que reduzem significativamente o volume das copas.

Esse avanço na elevação da arborização é fundamental para melhorar não só o nível de arborização, mas tudo o que vem com ele: melhora no microclima, com temperaturas mais amenas devido à sombra e umidade do ar; permeabilidade do solo; diminuição da poluição; melhor qualidade de vida e diminuição das doenças respiratórias, especialmente em estiagem, dentre outros benefícios.

A ação conjunta da população é de imprescindível importância para obter essa meta. Em vista disso, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente por meio do Viveiro Municipal, visando elevar os índices de arborização urbana e a distribuição de mudas de maneira proporcional entre as 10 macrorregiões, conforme previsto no Plano de Governo e diretamente relacionado ao “Programa Rio Preto Verde”, elaborou o Projeto Viveiro Itinerante que objetiva conscientizar os munícipes e possibilitá-los a participar ativamente da ação de educação ambiental voltada para o plantio sustentável, referente ao manejo e a manutenção da arborização urbana.

Josy de Sá

PROJETO VIVEIRO ITINERANTE

Calendário dos pontos de distribuição:

Dia 19/03 – 8h às 12h

Local: Centro Regional de Eventos

Bairro: Nova Redentora (Região do HB)

Endereço: Av. José Munia, 5650

Dia 20/03 – 8h às 11h

Local: UBS Talhado

Distrito de Talhado (Região Talhado)

Endereço: Rua Ezequiel Pinto

Dia 21/03 – 8h às 11h

Local: UBS Schmitt

Distrito de Engenheiro Schmitt (Região Schmitt)

Endereço: R. Otávio Zanetoni, 158

Dia 22/03 – 8h às 11h

Local: UBS Cidadania

Bairro: Parque da Cidadania (Região CEU das Artes)

Endereço: R. Robson Augusto Lopes de Diaveiro (Projetada 17)

Dia 25/03 – 8h às 11h

Local: UBS Jaguaré

Bairro: Jaguaré (Região Bosque)

Endereço: Av. Danilo Galeazzi, 1881

Dia 26/03 – 8h às 11h

Local: UBS Gonzaga

Bairro: Gonzaga de Campos (Região Cidade da Criança)

Endereço: Av. Felíciano Sales Cunha, 2140

Dia 27/03 – 8h às 11h

Local: UBS Maria Lucia

Bairro: Jardim Maria Lúcia (Região Pinheirinho)

Endereço: Rua Almirante Tamandaré, 1150

Dia 28/03 – 8h às 11h

Local: UBS São Deocleciano

Bairro: São Deocleciano (Região da Represa)

Endereço: Av. João José Lucânia Fernandes s/n esq. com Jorge Abdala

Dia 29/03 – 8h às 11h

Local: UBS Anchieta

Bairro: Vila Anchieta (Região Central)

Endereço: Av. Philadelpho Manoel Gouveia Neto, 805

Dia 01/04 – 8h às 11h

Local: UBS Caic

Bairro: Conjunto Habitacional Caic (Região Vila Toninho)

Endereço: Av. de Maio, 1160

*Apresentar CPF ou RG e comprovante de endereço. Até duas mudas por endereço.