Viver Bem Nova Esperança entrega certificados de cursos profissionalizantes

177 alunos, de diferentes cursos, lotaram o anfiteatro do CEU da Artes para a cerimônia

24 de junho de 2019

Noite mais que especial para os 177 formandos, que receberam certificado de conclusão de cursos profissionalizantes e de geração de renda oferecidos no Espaço Viver Bem Nova Esperança. O evento ocorreu nesta terça-feira, 18/6, no anfiteatro do CEU das Artes.

O projeto Espaço Viver Bem Nova Esperança começou a funcionar oficialmente no dia 1º de julho de 2017 com a administração da Emcop (Empresa Municipal de Construções Populares), sendo a última etapa do Projeto Técnico Social (PTS) previsto no programa federal Minha Casa, minha Vida – MCMV, de Faixa 1 de investimento. Tem como principal função trabalhar os quatro eixos do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST) dos residenciais onde são implantados.

“O projeto cumpre perfeitamente todos os objetivos dos locais onde é implantado, que são a mobilização, organização e fortalecimento social, acompanhamento e gestão da intervenção, educação ambiental e patrimonial e o desenvolvimento socioeconômico. E o resultado é um trabalho grandioso que proporciona a muitas pessoas uma mudança de paradigma e busca por novos sonhos”, comenta Adão Moraes, presidente da Emcop.

Gracelly Pereira Santana é um dos exemplos de superação e determinação. Foi aluna do curso de Corte e Escova há um ano no projeto e hoje é das mãos dela que os 24 alunos da turma receberão o certificado.“Sempre sonhava em trabalhar nessa área, porém nunca tive oportunidade. Depois que fiz o curso, comecei a trabalhar e empreender, e hoje estar aqui como professora e entregar os certificados é motivo de muito orgulho para mim. O curso foi literalmente uma virada de vida”, explica Gracelly.

Além dos 24 alunos do curso de Corte e Escova, também os 11 alunos de Barbeiro, 15 de Corte e Costura, 12 de Design de Sobrancelhas, 21 de Manicure e Pedicure, 9 de Panificação, 6 de Bordado, 27 de Informática, 12 de Maquiagem e 40 de Porteiro e Vigia também receberam o certificado de conclusão.

Como no Lealdade e Amizade, o projeto Espaço Viver Bem no bairro Nova Esperança começará passar por reorganização, já que o contrato de recebimento de verbas, que era de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, se findou, porém já de imediato, na cerimônia de entrega dos certificados, foram anunciados outros cursos em parceria com entidades e a própria Prefeitura.

“O projeto precisa funcionar, de acordo com as exigências do governo federal pelo menos um ano, mas conseguimos com redução de custos fazer com que a verba possibilitasse tocar o projeto por dois anos aqui na comunidade. Agora, a Prefeitura realizará estudo e se organizará para absorver o projeto de forma que a população não seja prejudicada. De imediato, já conseguimos que oficinas de brinquedoteca, balé, vôlei, violão, rap, dança, basquete, teatro, capoeira, judô e percussão, por exemplo, continuem com suas atividades normalmente”, detalha Moraes.

A cerimônia também serviu para os moradores tomarem conhecimento da chapa ganhadora da Associação de Moradores do Bairro Nova Esperança.
“Nosso bairro não tinha uma associação para levar de forma organizada reivindicações ao poder público, e com a ajuda de todos do projeto agora temos. Nosso objetivo daqui para frente é trabalhar para ajudar o bairro a crescer e se destacar mais ainda”, afirma o presidente eleito da associação, Braz Ramos Martins.

Outra conquista é a finalização da formalização de uma cooperativa de costura.“Vimos que a possibilidade de fazer a formalização era o caminho mais justo para os alunos que frequentaram o curso de corte e costura, por isso, organizamos tudo e já estamos em fase final de formalização, proporcionando mudança de vida e emprego de qualidade a todos”, explica Adão.

Homenagem
Durante o andamento do curso de corte e costura, a turma perdeu uma das mais ativas alunas e incentivadoras, dona Noely Mendes da Silva, que faleceu há pouco mais de um mês. Por isso, resolveram fazer uma homenagem, entregando o certificado dela para o marido, Hamilton José da Silva, e a filha Ester Mendes da Silva.

“Não tenho palavras para agradecer o carinho que temos recebido de todos aqui. Sabemos que a Noely era uma pessoa muito querida e ativa, e termos esse contato, essa atenção de todos, não tem preço, com certeza, onde ela estiver estará feliz por isso”, afirma Hamilton Silva.