Zoológico é um dos locais públicos mais visitados de Rio Preto

Visitação anual é de cerca de 200 mil pessoas; complexo possui mata nativa e um plantel com cerca de 300 animais, de 70 espécies além de clínica para animais silvestres e Centro de Educação Ambiental

9 de janeiro de 2019

O Zoológico Municipal de São José do Rio Preto é um dos espaços públicos mais visitados da cidade. Semanalmente, entre 2 mil e 3 mil pessoas visitam o Bosque,em épocas de feriados e férias esse público chega a dobrar o que leva a uma visitação anual de cerca de 200 mil pessoas. Nos finais de semana, as famílias compõem a maior parte do público. Nos dias úteis, os alunos das escolas de São José do Rio Preto e região lideram as visitas.

O complexo possui mata nativa e um plantel com aproximadamente 300 animais, divididos entre 70 espécies da fauna brasileira e do mundo, tais como tigre, leão, onça-pintada, onça-parda, anta, anta, coruja suindara, macaco-aranha de cara preta, macaco-prego, sagui de cara branca, gato mourisco, quati, babuíno amarelo,cachorro-do-mato, lobo-guará, casuar-de-capacete, ema, pavão azul e verde, jacaré-do-papo-amarelo, jabuti, jiboia, hipopótamo, carcará, arara canindé, papagaio do mangue, tucano toco e muitos outros.

O Zoológico foi fundado em 1973, durante a administração do prefeito Wilson Romano Calil. Hoje o local conta também com o Centro de Educação Ambiental (CEA), uma referência para a cidade quanto à disseminação de conhecimentos específicos da área ambiental, proporcionando à população a utilização do espaço e a interação de forma a criar um senso crítico em relação ao tema.

Melhorias

A partir de janeiro de 2017, quando a nova gestão assumiu o Zoológico Municipal, algumas medidas foram tomadas para melhorar a organização das dependências do empreendimento.

O setor administrativo que gerencia todas as necessidades do Zoológico apresentava necessidade de organização e muitos pontos que precisavam de reformas emergenciais. Foram realizadas reformas nas salas de armazenamento de ração e na área de manipulação de alimentos. Todo setor extra (onde ficam animais em tratamento), clínica e área de internação foram reformados e foi criado um setor exclusivo para realizar quarentena nos animais que chegam de fora.

Na área de visitação do Zoológico foram realizadas reforma em toda bateria de segurança dos recintos dos pequenos felídeos e pequenos primatas, os guarda-corpos, bancos e recintos foram pintados, os antigos bebedouros foram demolidos e substituídos por bebedouros elétricos, o serpentário recebeu uma pintura nova e reforma na parte elétrica, os recintos dos passeriformes e araras estão em reforma, os tamanduás-bandeira, emas e lobos-guará receberam novos recintos maiores e com estrutura física melhor.

Além dessas reformas os banheiros da área de visitação foram reformados. Na entrada administrativa do Zoológico foi criada uma pequena guarita provisória e uma cancela. Foram adquiridos rádios para comunicação interna do setor administrativo com os colaboradores da zeladoria e o Centro de Educação Ambiental (CEA) foi reformado e agora conta com um sistema de armazenamento de água provisória, uma horta e um pequeno viveiro de mudas de árvores nativas.

Manejo nutricional

No início de janeiro de 2017 foi realizada uma avaliação do cardápio e quantidades de alimentos fornecidos aos animais, e posteriormente do porte e demanda dos animais do plantel do Zoológico. Após este levantamento, foi constatado que alguns indivíduos apresentavam grau de obesidade já avançado, e havia um fornecimento de alimento cerca de 30% acima do que os animais precisavam comer diariamente. Imediatamente a dieta destes animais foi reformulada, e elaborada uma nova dieta separada por setor e disponibilizada em fichas alimentares para consulta dentro da sala de manipulação de alimentos de forma descritiva em planilhas.

Educação Ambiental

O Zoológico Municipal de São José do Rio Preto possui um importante papel na Educação Ambiental voltado à conservação de fauna, atendendo não somente o Município de São José do Rio Preto mas também cerca de 90 municípios da região Noroeste do Estado de São Paulo. Por meio de visitas técnicas monitoradas os alunos têm contato com animais da fauna brasileira, como a anta, o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, a onça-parda e a onça-pintada, e também alguns animais de outros locais do mundo como o leão, o tigre e o hipopótamo. As visitas são realizadas a partir de agendamento prévio via e-mail e monitoradas por técnicos do Zoológico que durante o percurso transmitem informações sobre os animais tais como qual tipo de comida é fornecida, quais são os hábitos de algumas espécies, algumas características e curiosidades típicas de alguns animais e principalmente a importância de manter esses animais em cativeiro de forma saudável. Também são realizadas visitas técnicas de instituições de ensino superior que se interessem a conhecer a rotina e atividades exercidas no Zoobotânico, geralmente os cursos que mais procuram este tipo de visitas são voltados às áreas de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Nestas visitas os estudantes são guiados por um técnico do Zoobotânico e tem a possibilidade de conhecer de perto as instalações administrativas e operacionais de um zoológico, tais como: Sala de Preparação dos Alimentos: como são preparados os alimentos e de onde vem; Clínica, Setor Extra: qual a rotina de exames periódicos e qual a necessidade de um setor extra; Quarentenário: a função do quarentenário, e o atendimento de animais vindos pela Polícia Ambiental vítimas de maus tratos, tráfico ou atropelamentos.

Após esta visita no setor administrativo os alunos vão até a área de visitação conhecer os recintos e animais do plantel. Além disso também acompanham as atividades de enriquecimento ambiental, ambientação dos recintos e condicionamento operante positivo que é realizado com os Hipopótamos (Hippopotamus amphibius). Nos meses de Abril, Maio e Junho foram realizadas visitas no Zoológico conforme tabela abaixo.

Atendimento aos animais

O Zoológico Municipal de São José do Rio Preto realiza o atendimento de animais silvestres encaminhados pela Polícia Militar Ambiental, Ibama e Corpo de Bombeiros de cerca de 110 municípios da Região Noroeste do Estado São Paulo.

Estes animais, em sua maioria, são vítimas de tráfico, órfãos, atropelados, queimados e etc. No ano de 2017 o Zoológico atendeu 422 animais, em 2018 até o momento foram atendidos 635 animais. A maior parte desses animais atendidos são aves, vítimas de tráfico ou órfãos, os répteis lideram sua origem vinda por conta do tráfico, os mamíferos mais atendidos são órfãos e atropelados. Eles são tratados no Zoológico e devolvidos à natureza. Quando isso não é possível passam a fazer parte do plantel ou são encaminhados a outras instituições de proteção aos animais.

Texto: Josy de Sá

Fotos: Ivan Feitosa e Fabrício Spatti/SMCS e Divulgação/Smaurb

Serviço

Zoológico Municipal

Endereço: R. José Deguer, S/N – Jardim Nazareth

Horário de Funcionamento: Terça a Domingo – das 9h às 17h

Agendamento de visitas monitoradas (para escolas): agendazoo@riopreto.sp.gov.br

Informações: zoobotanico@riopreto.sp.gov.br