Prefeitura entrega certificado do curso de Libras

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e […]

16 de março de 2017
A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia, entrega nesta sexta-feira, dia 17, às 9h30, o diploma a 80 alunos do curso de libras oferecido gratuitamente pela prefeitura.
De acordo com a secretária da Mulher, Maureen Leão Cury, há uma grande carência de profissionais capacitados para atuar como interpretes da língua de sinais. “Esta é uma oportunidade para inserção de profissionais no mercado de trabalho, além de tornar um facilitador no entendimento da deficiência”, afirma a secretária.
O objetivo do curso é habilitar pessoas como usuários da língua brasileira de sinais, buscando facilitar a comunicação de maneira eficiente e natural com os surdos, além de oferecer mais qualidade de vida e inclusão social.
A prefeitura oferece gratuitamente o curso de libras módulo básico, o módulo intermediário 1 e o módulo intermediário 2. São 20 aulas com três horas de duração cada, totalizando 60 horas por módulo.
As inscrições para as novas turmas estão abertas e podem ser feitas na sede da Secretaria da Mulher, localizada à rua Eduardo Nielsen 420 Jd. Congonhas.  
Sobre a Central de Línguas
A central de Libras –CIL é um programa do Governo Federal em parceria com os governos Estadual e Municipal, para surdos, surdo-cegos e deficientes auditivos terem direito a informações sobre os serviços públicos.
Os núcleos resultam de uma política do Governo Federal, implementada pela Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com estados e municípios, que promove a cidadania às pessoas surdas.
O governo Federal custeia a base da CIL, com toda infraestrutura.  Já os gastos com a equipe, as manutenções são todas da Prefeitura Municipal.
Em São José do Rio Preto foi cedido pelo Governo Federal: três computadores, três mesas para PC, três webcams, três aparelhos telefônicos, e um veículo.
A Central de Libras em Rio Preto foi inaugurada em 2015 e contou com a presença do Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, órgão integrante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Antônio José Ferreira.
O serviço disponibiliza, gratuitamente, transporte e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais para intermediar a comunicação entre os usuários não-ouvintes com os atendentes de serviços públicos. Por exemplo, uma pessoa surda pode entrar em contato com a CIL e solicitar um intérprete para ir à uma consulta médica, ou então para tratar de assuntos ligados ao IPTU e tantas outras necessidades. “Essa é uma ferramenta importante, para minimizar as barreiras de comunicação e oferecer uma mediação com quaisquer serviços públicos do nosso município”.
Como funciona?
A pessoa com deficiência auditiva poderá entrar em contato para agendar atendimento via e-mail, Facebook, SMS, Skype, WhatsApp IMO ou telefone fixo, e presencialmente.  Além do atendimento virtual, em algumas situações o contato pode ser feito através de visita domiciliar, sendo usado o veículo do Programa.