Perguntas e respostas

A Prefeitura de Rio Preto preparou esta página para esclarecer as principais dúvidas dos moradores sobre a cidade.

Aqui você encontra as perguntas mais frequentes recebidas pelas redes sociais, pela ouvidoria e pelos nossos canais de atendimento, presencial e telefônico. As perguntas foram respondidas pelos servidores que atuam em cada um dos setores.

Caso você tenha mais dúvidas ou sugestões, entre em contato com a gente pela Ouvidoria Geral do Município:

Obra Novo Terminal

  • 1) Por que o valor da obra aumentou em relação ao custo inicialmente previsto?

    Resposta: Em 2015 a obra precisou ser paralisada por uma série de problemas no projeto, como existência naquela área de rede elétrica de alta tensão e adutora de abastecimento de água. Se fosse tocada conforme o projeto original a estrutura do terminal poderia desabar. Foi necessária uma revisão completa dos projetos executivos para continuar a obra, exigindo um tempo maior para que os técnicos sanassem todas as falhas. Daí os acréscimos de prazo e quantidades de serviços e materiais não previstos no projeto inicial. O contrato foi reprogramado, tendo seu custo elevado por conta dos novos itens acrescidos no projeto e das correções previstas em contrato.

  • 2) Por que o terminal está atrasado?

    Resposta: Com o acréscimo de quantidades de serviços e materiais o prazo de execução também precisou ser revisto.

  • 3) Por que escolheram fazer o terminal do lado do terminal antigo?

    Resposta: O projeto foi contratado e concebido na administração passada e quando assumimos o canteiro de obras já havia sido instalado no local.

  • 4) O antigo terminal vai ser reformado? Tem prazo?

    Resposta: Sim, o prédio passará por reformas. O projeto referente a esta obra está em fase de qualificação técnica na Caixa Econômica Federal e somente após sua aprovação poderemos abrir licitação para contratação dos serviços. Para que se desocupe o prédio do antigo terminal é necessário que o novo terminal entre em funcionamento e não prejudique os usuários.

  • 5) Quando será entregue o novo terminal?

    Resposta: A programação de conclusão e entrega da obra do Novo Terminal é para junho de 2019.

  • 6) Qual foi a empresa vencedora da licitação? Como eu faço para acompanhar os gastos?

    Resposta: A empresa ganhadora da licitação foi a Constroeste Construtora e Participações Ltda. Todos os gastos são tornados públicos na Transparência e podem ser acompanhados no Portal da Prefeitura de Rio Preto (www.riopreto.sp.gov.br).

  • 7) Se houve erros na obra do novo terminal, porque a prefeitura não paralisou a obra?

    Resposta: Paralisar novamente uma obra desse porte, feita com recursos federais, traria graves consequências: ficaríamos com um ‘esqueleto’ de concreto em pleno Centro da cidade e a Prefeitura seria obrigada a devolver à Caixa Econômica Federal todo o dinheiro investido na obra.

  • 8) Quem foram os responsáveis por esses erros?

    Resposta: Por hora não nos compete determinar os culpados, mas sim procurar soluções que viabilizem a finalização da obra o quanto antes.

Corredor de ônibus

Transporte por aplicativo

Vacina da gripe

  • 1) Preciso me vacinar todos os anos?

    Resposta: Se você fizer parte do público-alvo da campanha, sim. A estratégia de vacinação para gripe é anual por dois motivos:

    1- A vacina pode mudar e a proteção da vacina anterior não protegerá o organismo dos tipos de vírus que estão circulando agora. Este ano, a vacina é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de vírus: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.

    2- Essa vacina não garante proteção anual superior a oito meses. Como a campanha começa no outono, no próximo ano não haverá a proteção do ano anterior.

    "Se a pessoa está dentro do grupo prioritário é porque ela tem mais riscos de desenvolver complicações em decorrência da gripe, e, portanto, deve se vacinar novamente", explica a gerente de imunização do município, Michela Barcelos.

  • 2) Existe alguma contraindicação para a vacina?

    Resposta: A única contraindicação é para pessoas que tiveram alergia grave com doses anteriores. Nas campanhas passadas, a alergia a ovo era considerada uma contraindicação para a vacina. Com os estudos que comprovaram a segurança da vacina em alérgicos a ovo, a vacina poderá ser utilizada.

  • 3) A vacina contra a Influenza provoca gripe?

    Resposta: Não. A vacina contra a gripe é produzida a partir de vírus mortos e destinada a grupos com fatores de riscos. Na verdade, a vacinação é feita em um período em que outros vírus respiratórios estão circulando, como o Rinovírus, transmissor do resfriado. Mas os sintomas são mais leves do que os provocados pelo vírus Influenza, que provoca febra alta, por exemplo. Há de se levar em consideração também que a vacina contra a gripe tem um prazo de dez a 15 dias para fazer efeito.

  • 4) A vacina contra a gripe é segura?

    Resposta: Sim, a vacina é segura e eficaz, o que leva a Organização Mundial de Saúde a recomendar que todos os países ofertem este imunobiológico para prevenção da Influenza, sobretudo em populações de maior risco como gestantes, crianças, idosos e portadores de doenças crônicas.

Localização