Conselho afro se reúne para definir diretrizes da IV Conferência Regional da Promoção da Igualdade Racial

Representantes da Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia de Rio Preto, se reuniram […]

19 de maio de 2017
Representantes da Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia de Rio Preto, se reuniram nesta quinta-feira, dia 18, para definir a Comissão Organizadora da IV Conferências Regional da Promoção da Igualdade Racial. 

Nesta primeira reunião, os representantes se comprometeram a indicar nomes de personalidades negras da região para debater os eixos principais da conferência: Educação e Diversidade Cultura; Saúde; Assistência Social, Segurança alimentar e nutricional, geração de emprego e renda; Direitos Humanos, Segurança Pública, Intolerância Religiosa; Juventude e Mulher. 

Durante a reunião foi criada a comissão organizadora, composta pelos seguintes membros: Presidente Maureen de Almeida Leão Cury, e membros Altair Pereira da Silva, Alex S. Cardoso, Maria Cecília Galvão Nunes Batista, Edna Souza, Victor Augusto Gonçalves de Souza, Olivia Maria Justo, Simone da Cruz Nascimento, Ivan dos Santos Reis e Silvia Regina dos Santos Silva.

A próxima reunião para apresentação dos nomes indicados ficou marcada para o próximo dia 1º de junho.

As Conferência Regional é importante para apresentar os principais temas que serão debatidos na Conferência Estadual e em seguida, em novembro, para a Conferência Nacional. 

Neste ano, o tema central da Conferência Nacional será: “O Brasil na Década dos Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”.

A Conferência Nacional é precedida das seguintes atividades: conferências livres, a serem realizadas até 3 de abril; conferências municipais e intermunicipais, que deverão ocorrer até 6 de junho; e conferências estaduais e distrital, até 30 de agosto. Conforme o decreto, compete aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios convocar as suas etapas que antecipam o evento nacional.

Realizada pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), do Ministério da Justiça e Cidadania (MJC), e pelo Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), a Conferência segue as determinações previstas no Estatuto da Igualdade Racial.

Década Afro
Declarada pela ONU, a Década Internacional de Afrodescendentes será celebrada de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2024, com a participação dos 196 países-membros da Organização.

No Brasil, as atividades referentes ao período serão desenvolvidas sob a coordenação da SEPPIR, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).