Aulas voltam na segunda com mais de 38 mil alunos

A prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Educação, retoma nessa segunda-feira (05/02) as aulas em 133 unidades […]

2 de fevereiro de 2018
A prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Educação, retoma nessa segunda-feira (05/02) as aulas em 133 unidades da rede municipal de ensino. Até essa sexta-feira (02/02), 37.447 alunos já estavam matriculados nas escolas da rede. A previsão é que esse número cresça já nos próximos dias, pois as matrículas podem ser feitas a qualquer momento.
O aumento do número de matriculados tende a continuar o longo do ano letivo. Para atender à crescente demanda, a rede conta com novas escolas e ampliação de salas nas unidades existentes.
Na segunda-feira, começam a funcionar duas novas unidades. A do bairro Luz da Esperança disponibiliza 275 vagas para crianças de 0 a 5 anos (do berçário até a 2ª Etapa), sendo atendimento em período integral até o maternal (0 a 3 anos) e período parcial a partir da 1ª Etapa (4 e 5 anos). Essa escola foi construída com recursos próprios da prefeitura, com investimento de mais de R$ 3,2 milhões. A outra unidade fica na Vila União e oferece 175 vagas para crianças de 0 a 3 anos (berçário a maternal). Construída em convênio com o Governo do Estado, ela custou R$ 1,8 milhão. As duas escolas estão em fase de convocação dos alunos.
A rede também passará a contar com três unidades que, até 2017, eram administradas pelo Estado e foram municipalizadas: escola Walfredo de Andrade Fogaça, no Jardim Itapema, com 600 vagas; escola Daud Jorge Simão, no bairro Cidade Jardim, com 330 vagas; e escola Alberto José Ismael, na Quinta das Paineiras, com 300 vagas. Todas atendem a 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Outra expansão do número de vagas será feita no bairro Jaguaré. Até 2017, a escola Doutor Ruy Nazareth tinha uma extensão, em prédio separado. A partir desse ano, a unidade deixa de ser extensão e passa a ser uma nova escola. Com essa mudança, a unidade passa a atender mais alunos. Antes, eram cerca de 180 alunos, do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental. Agora, serão em torno de 300, com aulas também para o 5º ano e a possibilidade de abrir novas turmas, de acordo com a demanda.
Os funcionários já voltaram às escolas nessa quinta-feira (01/02), para fazer o planejamento administrativo e de aulas, além de reuniões pedagógicas. O prefeito Edinho Araújo esteve na escola de educação infantil Silvia Covas, no Jardim Simões, para saudar a equipe e desejar um bom início de ano letivo.
Uniformes
A secretaria de educação solicitou 82 mil unidades de uniformes à empresa vencedora da licitação, que começam a ser distribuídos ainda no mês de fevereiro, dentro do prazo planejado. Nas primeiras semanas de aulas, são feitos os últimos ajustes na demanda de cada unidade escolar, tanto por quantidade como por tamanho de camiseta.
 
Matrículas
Para as crianças de 0 a 3 anos, a reserva de vagas deve ser feita no Poupatempo. Para as demais etapas, os pais ou responsáveis devem ir até as escolas. É recomendado procurar a escola mais próxima de casa. Se não houver vaga disponível na escola procurada, o interessado é encaminhado a outra unidade do setor. É possível obter mais informações sobre unidades escolares por região na Secretaria de Educação.
 
Daniel Martins
 
SERVIÇO
 
De 0 a 3 anos
Reserva de vagas feita no Poupatempo (Rua Antônio de Godoy, 3033 – Centro).
Documentos necessários (originais): certidão de nascimento da criança; comprovante de residência em nome do pai, da mãe ou responsável legal; RG e CPF do responsável; podem ser levados comprovante de trabalho e comprovante de recebimento do Bolsa Família.
 
Acima de 3 anos
É recomendado procurar a escola mais próxima de casa. Se não houver vaga disponível na escola procurada, o interessado é encaminhado a outra unidade do setor.
 
Secretaria de Educação
Rua General Glicério, 3947 – Redentora
Telefone: (17) 3211-4000