No primeiro dia, Frentes de Trabalho têm 409 candidatos
No primeiro dia de agendamento das inscrições para as Frentes de Trabalho, 409 pessoas foram atendidas na Secretaria do Trabalho […]
O número de candidatos, nesta segunda-feira (26/10), está dentro das expectativas da secretária Simone Silveira dos Santos. “Esperávamos até 500 pessoas por ser o primeiro dia. Começamos o atendimento um pouco mais cedo porque algumas pessoas chegaram antes e atendemos 250 pessoas na primeira uma hora e meia”, explica ela.
Apesar da grande procura não houve tumulto, nem filas. “É importante orientar que o agendamento não é feito por ordem de chegada. Portanto, não é necessário chegar antes das 9 horas porque todo mundo será atendido”, esclarece Simone.
O cadastro dos candidatos está sendo feito por 10 funcionários que em poucos minutos registram os dados no sistema gerando automaticamente uma data para a inscrição no Poupatempo. Já foram feitos agendamentos para os dias 28, 29, 30 e 31 de outubro.
No ato da inscrição, os candidatos irão informar por que estão desempregados, grau de escolaridade, os cursos que realizou e quais áreas que possui interesse. As informações, além de servirem para a formatação dos cursos e seleção do programa, serão também utilizadas para a elaboração de um diagnóstico social.
Neste primeiro dia, a maioria era mulher em duas principais faixas etárias, até 25 anos e acima dos 40 anos de idade.
Andréia Regina dos Santos, de 34 anos, acredita que a qualificação vai ajudá-la a disputar uma vaga de emprego. “Estou faz um ano e meio desempregada. Sei que quanto mais cursos eu fizer, mais chances terei de arrumar trabalho”, afirma.
A esperança é a mesma de Marta Sakamoto, de 30 anos, que trabalhou apenas um ano com carteira assinada. “A experiência é requisito básico quando me chamam para uma entrevista, mas para ter experiência preciso de oportunidade. É por isto que quero participar dos cursos”, completa.
Programa Frentes de Trabalho
O Programa Frentes de Trabalho irá oferecer cursos de qualificação profissional, em diversas áreas, para pessoas que moram em Rio Preto no mínimo há dois anos, que estão desempregadas e não recebem o seguro desemprego.
O beneficiado não pode ter também na família outro participante no Programa.
Durante seis meses o selecionado receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinqüenta reais) mensais, além de cesta básica e seguro contra acidentes pessoais.
O período de permanência no Programa pode ser prorrogado por mais uma vez.
Os integrantes também serão aproveitados, eventualmente, na execução de atividades de interesse e necessidade do Município, como forma de reforçar na prática o aprendizado recebido.
Segundo a secretária do Trabalho e Emprego, nesta primeira etapa, serão selecionadas cerca de 100 pessoas e a previsão de início dos cursos é dezembro.
Para participar é preciso primeiro fazer a entrevista e o agendamento da inscrição na Secretaria Municipal do Trabalho e do Emprego, que fica na rua Eduardo Nielsen, 420, no Jardim Congonhas.
Nos feriados dos dias 30 de outubro e 2 de novembro não haverá expediente na Secretaria.
As inscrições serão feitas depois no Poupatempo que fica na rua Antônio de Godoy, 3.033, no Centro.
Para se inscrever é necessário apresentar os documentos originais: carteira de Identidade (RG); CPF; carteira de trabalho; título de eleitor; comprovante de residência (de preferência boleto do Semae ou carnê de IPTU).
Para quem utiliza o transporte coletivo urbano as opções são as linhas: “Residencial Nato Vetorazzo” e “Jardim Belo Horizonte – Via Piedade”. A pessoa deve descer no último ponto da avenida João Bernardino de Seixas Ribeiro, depois da igreja Santuário das Almas.
Serviço
Agendamento e Inscrições – Frentes de Trabalho
Data: 26/10 a 10/11
Horário: das 9h às 16h
Local do agendamento: Secretaria Municipal do Trabalho e do Emprego, rua Eduardo Nielsen, 420 – Jardim Congonhas.
Local da inscrição: Poupatempo, rua Antônio de Godoy, 3.033 – Centro.
Abaixo o mapa de como chegar até Secretaria Municipal do Trabalho e do Emprego
Gianda Oliveira