Segurança do Carnaval terá 240 homens e via interditada

O trânsito entre a avenida Sabino Gonçalves Filho e a rua Sabino Marques Alves será interditado a partir das 20 […]

19 de fevereiro de 2009
O trânsito entre a avenida Sabino Gonçalves Filho e a rua Sabino Marques Alves será interditado a partir das 20 horas deste sábado (21/2) em razão da realização do baile popular de Carnaval promovido pela Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto, no Ginásio de Esportes Júpiter Olímpico.

O acesso será fechado entre as 20 horas e às 3 horas, pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, até a madrugada de terça-feira (24/2).

No entorno do Júpiter Olímpico, na avenida Duque de Caxias, o tráfego também será  interrompido para o desfile da Escola de Samba Império do Sol, nos dias 22 e 23.

"Todas as interdições serão realizadas para garantirmos maior segurança aos foliões durante as três noites de festa", destaca Deodoro Moreira, secretário Municipal de Cultura.

Além dos funcionários da Secretaria de Trânsito, a Secretaria de Cultura conta com o apoio de parte do efetivo da Polícia Militar.

Cultura cria plano estratégico de segurança para o Carnaval 2009

A Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria de Trânsito Transportes prepararam um plano estratégico de segurança para o Carnaval 2009. Serão no total, 240 profissionais, sendo 170 homens contratados, 40 da Guarda Municipal e 30 brigadistas do Corpo de Bombeiros que garantirão uma festa tranqüila para os foliões que estiverem no Ginásio de Esportes Júpiter Olímpico, no período de 21 a 23 de fevereiro.

"São 170 seguranças e mais 30 brigadistas do Corpo de Bombeiros vão atuar no interior do ginásio, com o efetivo direcionado sempre para o conforto e a segurança dos foliões", diz o assessor da Secretaria de Cultura e coordenador do Carnaval de Rio Preto, Fernando Melgar.

A Guarda Municipal vai trabalhar nos locais de maior concentração de pessoas e na portaria do evento. Segundo o comandante e chefe de operações, José Antonio Braga, a intenção é dar apoio em casos específicos.

"Vamos atuar na portaria para evitar a entrada de pessoas portando drogas, armas, objetos pontiagudos e cortantes como garrafas de vidro, copos, latas, entre outros", afirma Braga.

Além das ações voltadas para o interior do Júpiter Olímpico, a Secretaria de Cultura conta com parte do efetivo da Polícia Militar para a segurança da área externa do evento.

Unidade de Policiamento

Além do policiamento externo e da segurança interna, o Júpiter Olímpico conta ainda com o apoio da Base da 4ª Companhia do 17º Batalhão de Polícia Militar situado ao lado do ginásio, na avenida Joaquim Marques Alvez, 102, Vila Cristina.

O Carnaval 2009 de Rio Preto é uma realização da Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura com o apoio das Secretarias de Trânsito e Transportes, Serviços Gerais, Esportes e Lazer e Meio Ambiente e Urbanismo.

Pedro Goulart