Prefeito assina escrituras definitivas de lotes populares

O prefeito Valdomiro Lopes participou nesta sexta-feira (6/3) da entrega de 20 escrituras definitivas para mutuários da Emcop – Empresa […]

6 de março de 2009
O prefeito Valdomiro Lopes participou nesta sexta-feira (6/3) da entrega de 20 escrituras definitivas para mutuários da Emcop – Empresa Municipal de Construções Populares. A assinatura dos documentos foi realizada no auditório “Juan Bérgua”, no piso térreo da Prefeitura de São José do Rio Preto.

“Faço questão de assinar estes documentos na frente de vocês porque sei da importância de uma escritura definitiva de propriedade de um imóvel na vida de uma família. Este é um bem precioso. Uma garantia de que seus filhos e netos terão um pedaço de Rio Preto”, disse o prefeito Valdomiro Lopes.

O diretor-presidente da Emcop, José Antônio Basílio, estava presente na transferência da escrituras. “Estes mutuários pagaram suas prestações para a Emcop, que administrava os lotes até a quitação completa. Agora, cada um pagou as custas do cartório e os lotes puderam ser passados para o nome do verdadeiro dono”, explicou ele.

A Emcop – Empresa Municipal de Construções Populares é responsável por estudar, gerir e executar os projetos de habitação popular no município, com a finalidade de diminuir o déficit habitacional.

“Terminei de pagar o terreno da minha casa e agora estou aqui com a escritura na mão. Hoje é dia de festa”, comemorou Antonia Doimo dos Santos, agora proprietária de uma casa em um terreno que financiou pela Emcop no Jardim das Oliveiras.

O mutuário, após a quitação total dos débitos com a empresa municipal, pode solicitar informações sobre a documentação necessária para outorga da escritura definitiva e encaminhamento da autorização para o cartório competente.

Os documentos necessários são Documento de Identidade (RG), original (pode ser substituído por outro documento com fotografia); Certidão de Nascimento, Casamento ou Averbação (no caso de separação), cópia simples (do solicitante e dependentes; no caso de separação, trazer partilha de bens); CPF, original e cópia simples; Certidão do Valor Venal; Certidão Negativa de Débito de IPTU; Certidão Negativa do SeMAE.

O valor da transferência varia de acordo com o cartório escolhido pelo mutuário.

Além da transferência definitiva das escrituras de lotes populares, o prefeito Valdomiro Lopes assinou documentos relativos a dois terrenos em minidistritos.

“Esta escritura me dá segurança e credibilidade”, explica o empresário Milton Manoel Chicone, que recebeu a documentação do terreno de sua empresa.

Mateus Camargo