Empro melhora suporte tecnológico aos órgãos públicos

A Empro – Empresa Municipal de Processamento de Dados, criada em 1996, trabalha na gestão de tecnologia da Prefeitura. A […]

21 de dezembro de 2010
A Empro – Empresa Municipal de Processamento de Dados, criada em 1996, trabalha na gestão de tecnologia da Prefeitura. A empresa pública é a grande provedora de ferramentas de comunicação e tecnologia que aproximou ainda mais os órgãos públicos municipais da população, levando serviços mais eficientes e maior qualidade de vida aos rio-pretenses.

Mais uma vez, em 2010, a Empro consolidou-se como referência no setor, prestando serviços a grandes clientes além da Prefeitura, com know-how em gerenciamento e geoprocessamento. A Empro é importante peça na instalação do Parque Tecnológico em Rio Preto e durante todo o ano de 2010 técnicos da empresa municipal participaram de reuniões e seminários para discutir o tema.

Este ano, a Empro realizou concurso com vagas para Assistente Técnico Administrativo I, Técnico de Suporte I, Analista de Suporte I e Analista de Sistemas I. No total, 1.006 candidatos disputaram as vagas. O concurso serviu para preencher vagas e fazer uma lista de reserva.

Praticamente toda a troca de informações entre a comunidade e os órgãos públicos de Rio Preto passa, de alguma forma, pelos trabalhos desenvolvidos pela Empro, que melhorou em 2010 o fluxo e a velocidade de troca de informações. Responsável direta pela aplicação e gestão de soluções tecnológicas para a administração municipal, a Empro estruturou a Infovia Rio Preto, uma rede de comunicação que interliga mais de 200 unidades pertencentes à Prefeitura de Rio Preto, como Unidades de Saúde, escolas, Secretarias e Autarquias.

A infraestrutura da rede é composta por um anel de mais de 50 quilômetros de fibra ótica e torres de conexão wireless (internet sem fio), que atendem localidades remotas, locais onde a fibra óptica não chega.

A Infovia Rio Preto é parte do projeto Cidade Digital, idealizado pela Empro. O projeto contempla ações apoiadas em três pilares: Infraestrutura, com a expansão tecnológica de hardware e software que dá suporte às unidades municipais, Governo Eletrônico, com ações para organizar e controlar a máquina administrativa, interagindo-a com o cidadão, e Inclusão Digital, que conta com projetos que oferecem acesso gratuito das novas gerações à tecnologia.