Prefeitura: promovendo educação de qualidade

A Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo nos últimos dois anos várias ações para garantir que as escolas ofereçam educação […]

30 de dezembro de 2010
A Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo nos últimos dois anos várias ações para garantir que as escolas ofereçam educação de qualidade para todos que buscam a garantia deste direito por meio das escolas municipais. Os investimentos se deram desde a educação infantil (creches e pré escolas) até a educação de jovens e adultos (incluindo programa de alfabetização de adultos).

A Educação tem investido muito em espaço físico, construindo e ampliando escolas próximas às casa dos estudantes. Estão sendo investidos R$ 80 milhões em 79 novas obras, incluindo a construção de 11 escolas, além de ampliação, reformas e adequações de outras unidades escolares, criando assim 7 mil vagas em toda rede municipal.

Nos Núcleos da Esperança serão quatro novas creches e quatro Escolas de Ensino Fundamental; cada unidade terá 10 salas de aula.

Em 2010, foi construída a EM Vera no Distrito de Engenheiro Schmitt, ampliadas 8 (oito) salas de aulas, além disso, dezenas de reformas e reparos em unidades escolares (banheiros, quadras, rampas de acesso, cozinhas, etc.) foram realizadas, proporcionando mais conforto e acolhimento aos alunos.

Para 2011 e 2012, novas escolas de educação infantil em período integral também terão as obras concluídas. Os bairros Aroeira II (Convênio Pró-Infância) e Parque da Liberdade terão Escolas de Educação Infantil, com oito novas salas de aula e capacidade para 200 alunos, em cada unidade. Já no Residencial Parque Nova Esperança, serão 10 novas salas de aula para atender 250 alunos.

O governo municipal possibilita assim o aumento de aproximadamente 20% do número de vagas em relação ao número de estudantes atendidos pela Secretaria Municipal de Educação.

Visando a garantia efetiva do direito à educação de qualidade, a Secretaria municipal de Educação trabalha com duas frentes principais: Nova Concepção de Educação e Educação de Qualidade.

Nova Concepção de Educação

  • Escola em tempo integral – maior tempo de permanência na escola com oferecimento de atividades que proporcionam uma formação integral, com respeito à diversidade e às necessidades de atendimento diferenciado. A reorganização das unidades escolares , com intuito de proporcionar atendimento em tempo integral às crianças de 4 e 5 anos na rede  municipal de ensino.
  • Núcleos da Esperança – complexos pensados para promover a vida em grupo, exercitando a cidadania e a valorização das pessoas. A administração pública já iniciou as obras de construção das escolas de ensino fundamental e educação infantil em período integral nos quatro Núcleos: Alvorada/Bela Vista; da Felicidade/Santa Clara; Engenheiro Schmitt/Santa Catarina; e, Vila Azul/Jardim Navarrete.
  • Projetos de jornada ampliada – atendimento de aproximadamente 8 mil alunos em ações educativas complementares por meio de instituições conveniadas e secretarias municipais parceiras.
  • Programa Mais Educação – Programa em parceria com o governo federal, que oferece atividades em período inverso ao das aulas regulares, nos macro campos: Direitos Humanos, Cultura e Artes, Esporte e Lazer e Acompanhamento Pedagógico. Atende 240 alunos da EM Paul Percy Harris.

Educação de Qualidade

  • O investimento na qualidade do ensino para os 38 mil alunos da rede municipal, que frequentam as 120 unidades escolares, desde as creches até as aulas de Educação de Jovens e Adultos, incluindo os Núcleos de Educação Especial, Educação Digital, Programas e Projetos Especiais e as instituições como CICC – Centro Integrado de Ciência e Cultura “Professor-doutor Aziz Nacib Ab’saber” ECO  -Escola de Competências “Deputado Roberto Rollemberg” e Parque Ecológico-educativo Danilo Santos de Miranda.
  • Ações de formação para os professores, gestores e funcionários da rede pública municipal, por meio de programas de capacitação como “Ler e Escrever”, “Formar em Rede – Instituto Avisalá”, além propiciar formação continuada (aperfeiçoamento e especialização) a docentes e gestores vinculados a rede pública de ensino, em cursos da Universidade Aberta do Brasil, têm entre outras finalidades promover a reflexão sobre suas práticas pedagógicas e profissionais, por meio de estudos fundamentados em concepções teóricas, metodológicas e organizacionais dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula.
  • Programa Ler e Escrever. O planejamento, organização, capacitação e acompanhamento das atividades dos profissionais da área de educação têm garantido resultados importantes. São José do Rio Preto foi pioneira no Estado de São Paulo na elaboração da primeira coletânea de atividades para os alunos do 1º ano do ensino fundamental, com base no Programa “Ler e Escrever”.
  • Ação tem a participação de 615 professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com ações de intervenção, incidindo efetivamente no cotidiano das escolas e das salas de aula, garantindo bons resultados em avaliações externas e melhora no rendimento ano a ano dos educandos e redução da evasão escolar.
  • Programa de Apoio Pedagógico e Capacitação Docente – PROAP – Programa de formação continuada dos 110 docentes que atuam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA em encontros semanais. Visa apoio ao desenvolvimento das atividades e da proposta pedagógica das unidades escolares, bem como elaboraram e aplicaram a “Avaliação em Rede”.
  • Programa Formar em Rede – AvisaLá – Capacitação para professores e gestores da educação infantil, com objetivo de aprimorar as ações educacionais por meio das propostas pedagógicas, considerando a multidimensionalidade das crianças nas artes visuais, na literatura, na linguagem oral e na matemática.
  • Tecnologia digital – Lousa Digital – A maioria dos alunos das unidades escolares conheceu neste ano as lousas digitais, adquiridas pela Secretaria de Educação. O recurso possibilita aos alunos maior integração e interatividade com o conteúdo lecionado em sala de aula.

Todas as escolas da rede estão interligadas na infovia, comunicam-se por e-mails, e também pelo Portal da Educação que é desenvolvido pela própria Secretaria. No Portal, os pais podem verificar o rendimento dos alunos por meio do Boletim On Line.

 

As escolas municipais possuem laboratórios de Informática, beneficiando os alunos no processo pedagógico e na inclusão digital. Os discentes são acompanhados pelos professores e um estagiário de informática.

Na rede municipal são 1,4 mil computadores e 200 impressoras.

  • Programas e Projetos desenvolvidos : Os alunos do ensino fundamental integraram projetos de destaques na área de Educação Ambiental, como o Projeto Socioambiental do Programa de Drenagem Urbana Sustentável – Canalização do rio Preto. Estudantes do 6º ao 9º ano produziram cartazes e um Gibi Educativo com o tema “Canalizar para não inundar”. A história em quadrinhos foi distribuída aos alunos do 3º ao 5º ano.

Além disso, os estudantes, apoiados pelo grupo de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, participaram de inúmeras atividades como o Encontro Mirim de Educação Ambiental (EMEA); Semana Integrada do       Meio Ambiente; Plantio de Árvores, palestras, campanhas; Uso consciente da água: orientação e acompanhamento junto aos gestores das unidades escolares em parceria com o Semae; e concurso em parceria com o Rotary Clube e o Corpo de Bombeiros, sobre meio ambiente.

O programa “Escola Saudável”, realizado em parceria com a Vigilância Sanitária e Epidemiológica, capacitou 2,5 mil gestores, professores e funcionários das escolas de educação infantil municipal e conveniada sobre “Boas Práticas Alimentares nas Escolas”.

Projetos em parceria com Faperp/UNESP realizados no CICC tiveram a presença dos alunos na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica, no Jardim de Poesia (6º ao 9º ano), Oficinas de Matemática, Literatura e   Ciências, Projeto de Reforço e Recuperação e Uso de tecnologia na Língua Estrangeira.

Outras atividades também ganharam destaque como Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, em parceria com o Ministério da Educação; Olimpíada de Língua Portuguesa da Rede  Municipal; Oficina Literária, Oficina de Contação de Histórias; e,    Campanhas de Prevenção de Acidentes com Pipas e Antifumo.

Acreditando na importância do enriquecimento educacional por meio da leitura, as bibliotecas das unidades escolares de Educação Infantil, Fundamental e EJA receberam recursos financeiros para a compra de livros durante a Bienal do Livro de 2010. O evento recebeu a visita de milhares de alunos de toda a rede de ensino.

O material pedagógico encaminhado as Unidades Escolares foi enriquecido em 2010 com uma variedade de itens como aquarela, tinta plástica, lápis aquarelável, canetões, jogos como tangran, blocos lógicos e torre de formas.

Educação de Jovens e Adultos (EJA) – modalidade da educação básica, apoiada no princípio da educação permanente, tem como objetivo, dar oportunidade de conclusão dos estudos, a pessoas acima  de 16 anos. São nove escolas em toda cidade, atendendo jovens e adultos.

O programa atendeu 1.213 alunos em sala de aula no Ensino Fundamental, de 1º ao 9º ano  na Modalidade Modular (Termos I ao VI), do ensino fundamental; na Modalidade Pré-Modular Especial foram           atendimento de 120 alunos com deficiência auditiva e mental. Já no        Ensino Médio foram atendidos 1.706 alunos do 1º, 2º e 3º ano.    Totalizando 2.919 alunos atendidos.

Paralelamente, a Secretaria de Educação possibilita a inclusão de munícipes que não tiveram a chance de estudar, por meio do Projeto          Paulo Freire Analfabetismo Zero. No total, 2.594 jovens e adultos foram atendidos no município.

Núcleos de Atendimento Especializado (NAE) – Em 2010, a Secretaria de Educação ampliou em 21% o número de Núcleos de Atendimento a Educação Especializada, o que possibilitou o aumento no atendimentos por mês a alunos com necessidades educacionais especiais, em relação aos anos anteriores.

Hoje são 23 Núcleos realizando 1.002 atendimentos por mês, distribuídos em 35 salas de Recursos Multifuncionais adquiridas por meio do Programa de Educação Inclusiva (MEC/SEESP).

Equipe Pedagógica é formada por 23 professores para Atendimento Educacional Especializado (AEE) nos Núcleos instalados nas escolas de    ensino fundamental e três professores de AEE para atendimento pedagógico no Projeto Gato de Botas, reduzindo o número de alunos em espera para atendimento. O projeto acontece em parceria com a             FAMERP (Faculdade de Medicina de Rio Preto) com o objetivo de    avaliar e atender as crianças da rede pública, com queixa de dificuldades de aprendizagem.

Parque Ecológico-educativo – Danilo Santos de Miranda – Desenvolve atividades de recreação, culturais e esportivas com crianças e adolescentes que frequentam suas instalações. Em 2010, 128.554 cerca de 8,5 mil pessoas passam por mês pelo Parque. Visitas ao Parque Ecológico.

Além de oferecer colônia de férias para a criançada, o Parque Ecológico realiza projetos e atividades diversificadas: Sensibilização: brincar e observar; Implantação de área de compostagem; II Semana do Planeta           Terra; Dia do Índio; Sistema Solar e Educação Ambiental (OBA!); Dia do          Desafio e Dia Nacional da Mata Atlântica; Semana Integrada do Meio Ambiente; Dia Mundial do Meio Ambiente e Aniversário do Parque; Roça Educativa Ambiental; Laboratório Didático Móvel, com o ônibus Ecológico.

CICC – Centro Integrado de Ciência e Cultura – Prof. Dr. “Aziz Nacib Ab’saber” – São José do Rio Preto conta com um centro de      difusão de conhecimentos científicos das diferentes áreas. O CICC        funciona graças ao convênio entre a Secretaria da Educação e a UNESP e FAPERP, com Planetário e Observatório, Biblioteca, Artes, Sala de Leitura, Brinquedoteca Científica, Videoteca, Mostras Científicas, Laboratórios de Química, Física, Matemática, Biologia e Linguagem.

Os alunos da rede municipal de ensino utilizam os espaços do CICC por   meio de visitas monitoradas e os professores participam de cursos,   encontros, capacitações, Mostras Pedagógicas, etc. O CICC está aberto para visitação da população e alunos de municípios vizinhos.

Escola de Competências “Roberto Rollemberg” – ECO Santo Antônio – Trata-se de um espaço Sócio – Cultural, freqüentado por toda a comunidade do Jardim Santo Antônio e adjacências. São realizadas as atividades como: Caminhada; Ginástica; Telecentro Comunitário; Projeto Segundo Tempo/Mais Educação; Lian Cong ; Ginástica para Terceira Idade; Educação Física para os alunos EMF Sílvio B. Martini; Programa Agente Jovem; Saúde em Movimento; Esporte para grupos Organizados; Teatro; Competições Esportivas entre Classes; Oficina Permanente de Artes; Cursos de dança, violão, hip-hop, pintura, dobraduras, artes e artesanato; Cursos de Profissionalizantes; Palestras Educativas; Apresentações Culturais

  • Merenda escolar – A alimentação de qualidade e balanceada garante refeição a 77.981 alunos, das 228 Unidades – escolas Municipais, Estaduais, Entidades e Projetos – fornecendo de duas a quatro refeições por período de aula.
  • Transporte escolar – A frota da Secretaria de Educação conta com 58 veículos, sendo nove ônibus – cinco com 50 lugares e quatro com 57; 26 microônibus – 24 lugares; um microônibus especial para cadeirantes, 22 kombis – oito de oito lugares e 14 de 15 lugares.

São 96 motoristas que realizam o transporte diário de 2.713 alunos, distribuídos em 42 Unidades Escolares, abrangendo 150 bairros de nossa cidade. Para que este transporte seja seguro, há constante revisão da  frota e oferta de formação continuada aos  motoristas.

  • Eventos – São José do Rio Preto foi, também, sede de eventos que contaram com a participação de professores, gestores, alunos e comunidade locais (Bienal do Livro, Fórum Municipal de Avaliação do Plano Municipal de Educação, Mostra Educacional), bem como sediou eventos regionais, uma vez que se constitui como Pólo das ações do Ministério da Educação (São Paulo Analfabetismo Zero, com a participação de 42 municípios em parceria com a União Paulista dos Conselhos Municipais de Educação,  Conferência Nacional de Educação – CONAE – Intermunicipal, com participação de 96 municípios,  Cursos de Formação de Gestores e Educadores de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade com participação de 70 municípios ).

Para garantir que as ações acima mencionadas, dentro desta nova concepção de educação e garantia de educação de efetiva qualidade, há uma equipe pedagógica na Secretaria de Educação, que é composta pela Supervisão de Ensino e os Departamentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Educação Digital, Capacitação, Educação Especial, Recursos Humanos e também dos Programas e Projetos Especiais, que traçaram, em conjunto com a assessoria administrativa a nova política educacional, implementada na atual gestão.