5º Balcão da Empregabilidade realiza mais de 570 entrevistas

Evento foi promovido nesta quinta-feira (9/11), na unidade do IFSP em Rio Preto

9 de novembro de 2023
Evento contou com a participação de 14 empresas

O 5º Balcão da Empregabilidade para Pessoa com Deficiência, realizado nesta quinta-feira (9/11), foi concluído com um balanço positivo: 574 entrevistas realizadas em cinco horas de evento.

O balcão é uma iniciativa da Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial de São José do Rio Preto, por meio do Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência, em parceria com a Associação de Reintegração Assistencial (ARA). A quinta edição do evento teve como sede o campus rio-pretense do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

O prefeito em exercício, Paulo Pauléra, passou pelo balcão e conversou com candidatos a vagas de trabalho ao lado da secretária da pasta, Maria Cristina de Godoi Augusto. “Estou aqui em nome do prefeito Edinho Araújo e vejo que essa ação é um gesto de cidadania, um trabalho importante para incluir pessoas no mercado de trabalho, dar oportunidade, cidadania, dignidade e renda a elas”, diz Pauléra.

Entre as candidatas estava Vania Cristina Cavalho Lemes: “É uma iniciativa muito boa porque a gente tem a oportunidade de conversar com as empresas, se apresentar, falar da nossa experiência. E a minha perspectiva é boa. Tenho esperança que logo serei contratada.”

Outra pessoa em busca de uma vaga era Wilson Rosa de Oliveira, que soube da oportunidade por meio da secretaria. “Eu agradeço muito o trabalho desenvolvido ali, todas as informações que eu recebi. Eu tenho uma deficiência e não conhecia esse serviço do balcão da empregabilidade e fui orientado pelo pessoal que me atendeu na secretaria”, conta.

O 5º Balcão da Empregabilidade para Pessoa com Deficiência contou com a participação de 14 empresas, que receberam currículos e realizaram entrevistas. O Instituto de Reabilitação Lucy Montoro também esteve presente, ofertando cursos profissionalizantes para PcDs.

Emprego Apoiado

Além de iniciativas como o Balcão da Empregabilidade, a Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial mantém um serviço permanente de atendimento a pessoas com deficiência que buscam colocação ou recolocação profissional, chamado Emprego Apoiado. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da secretaria, que fica na rua Bernardino de Campos, 4075. O departamento pode ser contatado por e-mail (departamento.pcd@riopreto.sp.gov.br) ou pelo telefone (17) 3222-2041, ramais 231 e 232.

Texto: Daniel Martins / Secretaria de Comunicação
Fotos: Ivan Feitosa / Pref. Rio Preto