60ª EXPO Rio Preto movimenta cerca de R$ 17,5 milhões em negócios

Maior feira pecuária do estado de São Paulo foi realizada em dois turnos com 3.185 animais; impacto na economia local é de R$ 22,5 milhões

19 de outubro de 2023
Julgamento de ovinos na EXPO Rio Preto

A EXPO Rio Preto registrou números recordes em sua 60ª edição. Foram R$ 17,5 milhões em negócios gerados e prospectados, R$ 22,5 milhões de impacto na economia local, público de 61,2 mil pessoas e 3.185 animais, entre bovinos, ovinos e equinos. A exposição foi finalizada no último domingo (15/10), no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, em São José do Rio Preto.

Em formato especial, com dois turnos (de 27/9 a 1/10 e de 11 a 15/10), a EXPO confirma-se como um dos mais importantes eventos da pecuária do estado de São Paulo.

Uma programação de entretenimento que valorizou o artista local e teve como foco a família atraiu o grande público e dados de pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios do Turismo comprovam o aquecimento do comércio e do setor de serviços.

O prefeito Edinho Araújo, que esteve na EXPO em várias ocasiões ao longo dos dois turnos, elogia o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e instituições parceiras no resgate da vocação da feira para os negócios.

“A EXPO Rio Preto sempre foi tradicionalmente uma feira de negócios, mas essa vocação foi deixada de lado por muitos anos. Em 2017, iniciamos um trabalho para trazer de volta a feira como era conhecida e, hoje, podemos dizer que essa missão foi cumprida, com grandes resultados econômicos para o setor, para a nossa cidade e região metropolitana”, avalia Edinho.

Um dos pontos altos do evento foi o anúncio de que a EXPO Rio Preto vai sediar, em 2024, a Etapa Ouro do ranqueamento da raça Nelore. No Brasil, são realizadas apenas quadro desse tipo, sendo São José do Rio Preto a sede da etapa paulista.

Neste ano, a EXPO Rio Preto teve a participação de 140 empresas dos ramos agropecuários, de alimentação e outros, além de gerar mais de 1.500 vagas temporárias de empregos diretos e indiretos. A organização da feira envolve 35 instituições parceiras e 15 associações ligadas à pecuária e outros ramos do agronegócio.

Ao longo de seus dois turnos, a EXPO Rio Preto foi palco da 20ª ExpoSind Brasil – Exposição Nacional da Raça Sindi, da 3º FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos, da 16ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, da 1ª Exposição Estadual do Núcleo de Pônei Brasileiro, do Torneio Leiteiro Láctea Noroeste, além da exposição e julgamento de bovinos de raças zebuínas, de ovinos e de cavalos Mangalarga. Também houve a realização de um leilão de gado de corte e dois de ovinos.

Intertech Agro

Grande novidade da 60ª edição, o Intertech Agro proporcionou a troca de conhecimento e informação sobre diferentes cadeias produtivas do agronegócio, atraindo mais de duas mil pessoas nas atividades de sua programação. Organizado pela ACIRP e Verum Eventos, a programação trouxe discussões técnicas e atividades relacionadas à pecuária de corte, cana-de-açúcar e cacau, além de estratégias de manejo sustentável voltadas às cadeias produtivas de aves, leite, ovinos e borracha.

Um dos destaques foi o Fórum da Pecuária Sustentável, uma iniciativa da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável, que abordou questões vitais como emissões e balanço de carbono, uso da terra e conservação da biodiversidade.

Para o presidente da ACIRP, Kelvin Kaiser, o Intertech Agro potencializou a EXPO em sua 60ª edição, aliando negócios e formação técnica para mostrar a força do agronegócio na economia do Noroeste Paulista e do país. “A EXPO Rio Preto ofereceu em sua edição comemorativa uma feira de negócios completa, permitindo que produtores e empresários ampliassem seus conhecimentos e sua rede de contatos”, destacou.

A EXPO Rio Preto foi realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com correalização da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e apoio do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA) e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, SEBRAE-SP e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Texto: Marsala Marketing, com Marcella Moreira/Secretaria de Comunicação
Foto: Divulgação/Expo Rio Preto