Saúde prepara ações para Caravana da Cidadania

Vacinas, testes de glicemia e de diagnóstico para diversas doenças, confecção do cartão SUS, encaminhamento de pacientes para exames de […]

3 de junho de 2009
Vacinas, testes de glicemia e de diagnóstico para diversas doenças, confecção do cartão SUS, encaminhamento de pacientes para exames de papanicolau em Unidades Básicas de Saúde, além de distribuição de material educativo. Essas são algumas das ações que serão realizadas no próximo sábado (6/6), das 9 às 17 horas, pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto durante a Caravana da Cidadania.
A realização da Caravana da Cidadania é da Acirp, por meio do CMEE -Conselho da Mulher Empresária e Empreendedora de Rio Preto, em parceria com a Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, empresas e órgãos públicos, que prestam atendimento à população. Profissionais liberais e voluntários também participam do evento.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, José Victor Maniglia, foram convocados cerca de 70 funcionários da pasta para atender a população durante a Caravana. “Nosso objetivo será promover a saúde e orientar a população sobre hábitos saudáveis”, afirma.

Marcada para ter início às 9 horas, a Caravana da Cidadania será aberta pela prática de Lian Gong ginástica terapêutica criada para tratar e prevenir síndromes doloridas no pescoço, nos ombros, na região lombar e nas pernas. Estão previstos 30 minutos de exercícios, ministrados por uma profissional do programa Saúde em Movimento, mantido pela Secretaria de Saúde.

Após o Lian Gong, a população poderá passar por diversos tipos de atendimento na área de saúde. No caminhão do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), por exemplo, a população poderá realizar gratuitamente testes de diagnóstico para Aids/HIV, sífilis e hepatites, além de fazer o teste de glicemia que avalia o nível de açúcar no sangue. Os enfermeiros também vão orientar sobre doenças sexualmente transmissíveis e distribuir material educativo sobre o tema.

Já no Ônibus da Saúde, dentistas e odontopediatras da Secretaria de Saúde vão realizar exames de prevenção de câncer bucal, orientar sobre promoção de saúde bucal e, caso seja necessário, serão realizados encaminhamentos para os consultórios odontológicos da rede ou para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

No mesmo ônibus também vão estar disponíveis, às pessoas que estiverem com o calendário vacinal desatualizado, vacinas contra a gripe (apenas para idosos), hepatite B, tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola), febre amarela e dupla adulto (contra tétano e difteria). Basta levar a caderneta de vacinação.

Outro atendimento que vai estar disponível à população é referente à saúde da mulher. Serão realizadas orientações preventivas sobre câncer de mama e colo de útero. “As mulheres vão poder agendar exames de papanicolau, que serão realizados na Unidade Básica de Saúde do bairro”, afirma a assessora de gabinete da Saúde, Terezinha Pachá.

Durante a Caravana também será montada uma sala exclusiva da Vigilância Epidemiológica para esclarecimentos e orientações sobre dengue e meningite, posse responsável de animais e apresentação dos principais programas mantidos pela Secretaria de Saúde como o Saúde do Homem.

Técnicos do Samu e Corpo de Bombeiros vão oferecer à população orientações sobre atendimentos de emergências e técnicas de primeiros socorros. Outro serviço que será prestado à população será a confecção e cadastro do Cartão Nacional de Saúde, conhecido como cartão SUS.

Outros serviços

O prefeito Valdomiro Lopes e os secretários municipais terão gabinetes montados na Caravana da Cidadania e vão conversar com os visitantes para ouvir sugestões. A Empro – Empresa Municipal de Processamento de Dados fará a interligação dos computadores da Caravana em rede com os serviços da Prefeitura de São José do Rio Preto.

A parceria com o Poupatempo vai agilizar no fornecimento de Carteira de Trabalho, RG e outros importantes documentos. Este ano, serão feitas inscrições para programas habitacionais, basta que o cidadão leve RG, CPF, comprovante de residência e de renda, além de Certidão de Nascimento ou de Casamento e Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos.

Assessores da Prefeitura vão dar orientações sobre contas de água, de impostos, sobre aposentadoria, além de apoio jurídico e psicológico.

A organização da Caravana da Cidadania espera atender cerca de 20 mil pessoas. Já foram convidados 100 parceiros, entre faculdades, empresas e profissionais liberais.

Andrea Inocente
Mateus Camargo